Home - Região - Local - Oliveira do Hospital continua a apostar nos produtos biológicos, agrícolas e tradicionais

Oliveira do Hospital continua a apostar nos produtos biológicos, agrícolas e tradicionais

 

… a iniciativa surge como uma oportunidade de negócio para os pequenos produtores.

Produtos biológicos, agrícolas e tradicionais de qualidade e a baixo preço é o que se pode encontrar na Mostra “Da Nossa Terra” que, mensalmente é promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

Uma iniciativa que acontece no segundo sábado de cada mês, mas que em março acontece no próximo sábado, dia 16, entre as 08h30 e as 13h00, decorrente do facto de os produtores participantes na mostra terem aderido em massa à Festa do Queijo realizada no passado fim de semana.

“Da Nossa Terra” vai ter lugar nas instalações provisórias do mercado municipal de Oliveira do Hospital colocando ao dispôr dos cidadãos uma “mostra de produtos de qualidade, biológicos e tradicionais, diretamente da terra”, entendida pela organização como “uma excelente alternativa aos hábitos de consumo dos oliveirenses e de todos os que habitualmente visitam a mostra”.

A iniciativa decorre da “importância que os produtos da terra têm na alimentação quotidiana”, pelo que a Mostra faz “a apologia deste tipo de produtos, nascidos na terra e vindos diretamente dela para prato”. “Para além desta vantagem, existe uma outra, económica, podendo o consumidor adquirir produtos tradicionais de qualidade a preços mais baixos, no que tem sido assumido como um meio de promoção de hábitos de alimentação saudável, associada à qualidade dos produtos da terra”, adianta a organização.

Do mesmo modo, a iniciativa dá oportunidade aos vários produtores locais para escoarem a suas produções, com possibilidade de acréscimos dos seus rendimentos familiares .

Para além de mostrar “o que de melhor se produz em termos de produtos biológicos, agrícolas e tradicionais no concelho de Oliveira do Hospital e concelhos limítrofes”, a iniciativa não também abre as portas a algum artesanato do concelho e da região.

Desde o seu início, a Mostra tem vindo a aumentar o número de produtores permanentes, contando atualmente com cerca de 30 produtores do concelho. Podem participar na Mostra todos os produtores biológicos do concelho e da região, bem como produtores de agricultura tradicional, desde que se insiram no âmbito da iniciativa e que queiram abraçar a causa da promoção, divulgação e venda dos produtos produzidos na terra, seja em modo de produção tradicional, as usuais produções da horta, do quintal ou da quinta, seja os produtos biológicos.

LEIA TAMBÉM

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …