Oliveira do Hospital continua a estreitar laços com comunidade estrangeira

Depois de um primeiro encontro realizado em S. Gião, o municipio de Oliveira do Hospital persegue o propósito de integrar e estreitar laços com os estrangeiros. O segundo Fórum População Estrangeira acontece no dia 1 de outubro e a reunião preparatória já teve lugar na Câmara Municipal.

Tendo em conta os temas língua e cultura, turismo, ambiente, atividades cívicas e apoio técnico, saíram da reunião várias ideias para colocar em prática. A realização de uma caminhada por um dos Caminhos do Xisto do concelho de Oliveira do Hospital, a criação de um gabinete de atendimento e encaminhamento a estrangeiros na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e de uma página no site do Município de Oliveira do Hospital com informação útil para estrangeiros, a tradução e disponibilização online em inglês do Guia de Turismo Ativo de Oliveira do Hospital ou a programação cultural na Casa da Cultura César Oliveira, em dias específicos, em parceria com o Pelouro da Cultura, são algumas das propostas de iniciativas que o município pretende colocarem prática nos próximos meses e que serão discutidas e reforçadas no II Fórum População Estrangeira de Oliveira do Hospital, que se realiza no dia 1 de Outubro, no âmbito das comemorações do feriado municipal.

Através do Fórum População Estrangeira de Oliveira do Hospital que já conta com mais de uma centena de cidadãos estrangeiros – holandeses,belgas, britânicos, alemães, franceses, irlandeses e outros – o município pretende “estreitar laços com a comunidade estrangeira residente no concelho, no sentido de promover a sua integração social e económica, valorizando as capacidades desta comunidade”.

No sentido da construção participativa de um concelho mais inclusivo e multicultural – um “Município Amigável para todas as comunidades” – é objetivo do fórum “o diálogo e a criação de várias parcerias com a população estrangeira residente no concelho de Oliveira do Hospital e o estreitamento e aprofundamento dos laços já criados”.

“Oliveira do Hospital quer afirmar-se como um destino central e organizado para acolher as várias comunidades estrangeiras, assumindo-se como “A Friendly Municipality”, informa o município.

Nas palavras do Vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, “considerada a relevância que o projeto ganhou junto das várias comunidades e o interesse que suscitou em algumas embaixadas, mais nos dá força e motivação para avançar e concretizar as ações previstas, assim como outras futuras”.

LEIA TAMBÉM

IP reforça meios de prevenção e limpeza de gelo e neve nas estradas da Serra da Estrela com novo Silo de Sal-gema na Guarda

A Infra-estruturas de Portugal (IP) instalou na Guarda, um novo silo de sal-gema com capacidade …

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …