Oliveira do Hospital desafia jovens para Orçamento Participativo

… que acaba de ser lançado pela Câmara Municipal.

“Tens uma ideia para o Orçamento participativo Jovem?”, a questão é dirigida pela autarquia oliveirense aos jovens do concelho – entre os 16 e os 35 anos – que, agora, têm a oportunidade de ter voz ativa na proposta de projetos a realizar em Oliveira do Hospital.

O Orçamento Participativo Jovem é a mais recente iniciativa lançada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital com o objetivo de “alicerçar um modelo de gestão autárquica mais participada e informada”.

Na prática, o Orçamento Participativo Jovem mais não é do que a consulta direta aos cidadãos mais jovens com vista à definição de prioridades no investimento municipal e a oportunidade de identificarem e proporem os projetos que considerem de interesse para o concelho.

Numa lógica de “democracia participativa e voluntária”, a autarquia pretende que o Orçamento Participativo Jovem potencie uma maior aproximação das políticas públicas àquilo que são as reais necessidades dos jovens, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho oliveirense.

Para além da apresentação de propostas, os jovens têm ainda a possibilidade de votar nas sugestões dadas ao município. Ao executivo caberá ponderar a inclusão dos projetos mais votados entre as Grandes Opções do Plano e Orçamento.

Para o Orçamento Participativo Jovem, o município reserva um montante mínimo de 30 mil Euros e a salvaguarda do princípio de coesão, no sentido de garantir a rotatividade e a igualdade de oportunidades por freguesia. Este prevê que a freguesia onde for concretizado um projeto no âmbito do Orçamento Participativo não poderá ver aplicada, durante dois anos, uma nova proposta.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …