Home - Destaques - Oliveira do Hospital é dos municípios que cativa mais estrangeiros

Oliveira do Hospital é dos municípios que cativa mais estrangeiros

A ADXTUR compara Oliveira do Hospital a Braga, Aveiro e Leiria no que respeita a pedidos de residências de estrangeiros. História, património, natureza e cultura são os principais motivos de atração.

Município aderente à Rede das Aldeias do Xisto, Oliveira do Hospital não escapa àquela que é tendência observável por parte da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias das Xisto e que aponta para “um crescimento muito considerável” da procura de turistas, quer do mercado nacional, quer internacional.

No que ao conjunto das 27 localidades que integram a Rede das Aldeias do Xisto diz respeito, o coordenador da ADXTUR, Rui Simão afirmou, em declarações à Agência Lusa, que em 2008 o número de dormidas fixou-se em 10 mil, enquanto que em 2012 chegou a um total de 45 mil. “Dos 45 mil, sete mil são oriundos de 35 países estrangeiros, entre os quais China, Austrália, Estados Unidos, Brasil e França”, detalhou o responsável.

Ainda que notando maior dificuldade em apurar os dados relativos ao pedido de fixação de residências no território da Rede das Aldeias do Xisto, o responsável está certo de que – “pela leitura cruzada dos dados e do conhecimento no terreno”, sublinha – há mais pedidos nesse sentido, possibilitando até estabelecer paralelo com “espaços mais dinâmicos a nível nacional”. “Se monitorizarmos municípios como Braga, Aveiro e Leiria, que estão entre as cidades mais dinâmicas do Litoral, percebemos que a percentagem dessas zonas é equiparável, por exemplo, à do município de Oliveira do Hospital, e quem diz Oliveira do Hospital, diz Arganil e diz Lousã”, referiu Rui Simão que encontra na “história, património, natureza e ambiente, cultura, tradição e gastronomia” o principal capital de atracão deste território e que muitas vezes os portugueses não valorizam. Deu como exemplo “a possibilidade de viver em áreas mais isoladas, com zonas sombras em termos de redes eletromagnéticas”.

A Rede das Aldeias do Xisto integra 27 aldeias de 16 concelhos que se situam no centro de Portugal, no território que se situa entre Castelo Branco e Coimbra.

LEIA TAMBÉM

Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da comissão de acompanhamento do programa de revitalização da Serra da Estrela

Os concelhos de Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da …

Nelas reforça combate à “Vespa Velutina”

Duas dezenas de apicultores do concelho de Nelas participaram, no dia 15 de Abril, numa …