Oliveira do Hospital entra na rota dos Caminhos de Xisto

 

Os novos Caminhos do Xisto são compostos por cinco distintos percursos pedestres que conduzem a “uma viagem de memórias antigas, por trilhos rurais onde não faltam histórias, paisagens únicas e um património histórico singular” “Caminhos do Xisto da Aldeia das Dez – Pelas Várzeas do Alvoco”, “Caminhos do Xisto da Aldeia das Dez – Rota Imperial”, “Caminhos do Xisto da Aldeia das Dez  – Nos passos do Ermitão”, “Caminho do Xisto de Avô – À volta do Alva” e “Caminho do Xisto de Oliveira do Hospital – A marcha dos veteranos”, são os novos percursos pedestres de Oliveira do Hospital.

“Estamos a falar de uma zona muito rica em património histórico e cultural – calçadas romanas, pontes medievais, capelas antigas e monumentos, e de paisagens únicas com campos de cultivo e trilhos que vale mesmo a pena percorrer”, refere Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto que tem também a destacar a diversidade de opções dos Caminhos do Xisto de Oliveira do Hospital.

“Estes caminhos têm a particularidade de associar a esta vertente mais histórica e cultural, uma componente lúdica, oferecendo a possibilidade de visitar diversas praias fluviais, provar a gastronomia regional e contactar de perto com a realidade local e as tradições. A diversidade é sem dúvida a característica que marca estes cinco caminhos”, refere o responsável.

A apresentação dos Caminhos do Xisto vai ter lugar no dia 21 de abril, pelas 10h00, na Casa do S, em Aldeia das Dez, a que se seguirá a caminhada “Rota Imperial” que liga à freguesia a Avô.

A abertura dos Caminhos do Xisto de Oliveira do Hospital, no próximo dia 21 de abril, vai ser marcada pela realização do primeiro percurso pela “Rota Imperial”, com ponto de partida em Aldeia das Dez.

LEIA TAMBÉM

Penalva de Alva em festa no fim-de-semana e Tuna Recreativa Penalvense volta a actuar seis meses depois

As tradicionais Festas de Verão em Penalva de Alva regressam este fim-de-semana. A edição deste …

Requalificação da EN 17 arrancou hoje, sete meses depois de adjudicada, e publicidade a visita de Alexandrino merece criticas de Luís Lagos

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, visitou esta manhã …