Oliveira do Hospital inicia hoje as comemorações do centenário da República

A Câmara Municipal agendou várias iniciativas para assinalar os 100 anos da implantação da República e a data da sua proclamação em Oliveira do Hospital, que teve lugar a 7 de outubro de 1910 – dois dias após o derrube da monarquia.

Entre hoje e a próxima quinta-feira, data em que se comemora o feriado municipal, o público oliveirense vai poder assistir – entre outras iniciativas – a concertos de música clássica, teatro, exposições e até a um festival equestre.

O início das comemorações – consulte aqui o programa na íntegra – arranca hoje na casa da cultura César Oliveira, onde está agendada a inauguração, às 21h00, de uma exposição da ADIBER sob o tema “Expandir Oportunidades”. Meia hora depois, o Coral Lopes Morago dá um espetáculo de música coral clássica, que é sucedido por um grupo de música popular tradicional – os “Ad Libitum”.

Amanhã, as grandes expectativas concentram-se no festival equestre que se vai iniciar, às 10h00, no campo de jogos da Lajeosa, e que deverá contar com a participação de cerca de 80 cavaleiros. Da parte da tarde, às 16h00, é chegada a altura da abertura, na casa da cultura, de uma exposição intitulada “Bandeiras da República, que é o resultado do trabalho de diversos alunos das escolas do concelho.

Naquele espaço, seguem-se depois os lançamentos dos novos livros de Francisco Correia das Neves – “Arqueologia Rural” – e de Juvenália de Jesus Marques, com o título “Memórias de Mim”.

Entretanto, na quinta-feira, é chegada a altura da cerimónia de agraciamento das personalidades que este ano foram aprovadas pelo executivo camarário, através de uma sessão solene, marcada para as 11h00, nos paços do concelho, e que contará com a presença do secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro.

Às 15h00, o ponto alto destas comemorações ocorre com a entrada em cena do conhecido grupo Vivarte, que encenará – no largo Ribeiro do Amaral, se as condições climatéricas o permitirem – o primeiro dia da República em Oliveira do Hospital.

Para terminar os festejos, às 17h00, está marcado um concerto da Banda Militar do Porto, do Regimento do Estado maior do Exército.

LEIA TAMBÉM

Dois jovens detidos em Seia enquanto assaltavam uma viatura

A GNR deteve ontem dois homens de 18 e 21 anos, em flagrante delito, por …

GNR deteve traficante de droga em Celorico da Beira

O Núcleo de Investigação Criminal da Guarda da GNR deteve um homem com 54 anos …