Oliveira do Hospital limpa e preserva as margens dos rios

As margens dos rios, no concelho de Oliveira do Hospital estão a ser alvo de trabalhos de limpeza e preservação. A iniciativa é da Câmara Municipal que viu aprovadas as nove candidaturas apresentadas aos PRODER com financiamento assegurado de 100 por cento, num total de 500 mil Euros.

Em curso está a a operação de recuperação e valorização das galerias ripícolas do rio Alva, tendo em vista a promoção da conservação da natureza e da biodiversidade, bem como a preservação do património natural e paisagístico. Numa primeira fase, a intervenção está a decorrer nas margens do troço do rio entre a Ponte das Três Entradas e Avô, numa extensão de cerca de oito quilómetros, num total de 15,17 hectares.

O projeto decorre da sequência de nove candidaturas que o município oliveirense apresentou ao PRODER, e que obtiveram um financiamento a 100 por cento, para um investimento que ronda os 500 mil euros.

Para além de serem consideradas fundamentais pelo bem que fazem à conservação da natureza, as intervenções também se revestem de importância no sentido de promover a fruição pública das zonas ribeirinhas. Estão igualmente programadas intervenções nas margens dos rios Mondego, Alvoco, Seia e Cobral, numa extensão de 212,70 hectares.

Nos rios que atravessam o concelho de Oliveira do Hospital, a autarquia chama a atenção para a existência de “interessantes galerias ripícolas, que surgem como autênticos corredores ecológicos, acompanhando linhas de água, e que funcionam como refúgios da fauna, facilitando a mobilidade e abrigo a numerosas espécies”. “Quando preservadas, as galerias ripícolas são também importantes barreiras que dificultam a propagação de incêndios”, sublinha a autarquia.

O projeto, agora em curso, tem também como objetivo “a valorização do património ambiental concelhio, podendo constituir-se como mais uma rampa de lançamento ao nível da projeção turística num concelho com forte aptidão para o turismo ligado à natureza”.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …