O município de Oliveira do Hospital não consta da lista dos que – segundo a edição de hoje do jornal “O Primeiro de Janeiro” – optaram por conceder reduções que vão de 0,5 por cento a cinco por cento do IRS gerado no concelho aos munícipes, que sentirão os efeitos em 2009.

Oliveira do Hospital não consta da lista de municípios que decidiram baixar IRS aos munícipes

Dos 278 municípios do Continente, apenas 42 tomaram esta decisão, que surge na sequência da aplicação da Lei de Finanças Locais, em vigor desde de 2007, que conferiu pela primeira vez aos municípios a hipótese de arrecadarem cinco por cento do IRS gerado nos respectivos concelhos, podendo prescindir da totalidade ou de uma parte em favor dos munícipes por deliberação própria. Contudo, a decisão tem de ser comunicada até ao final de cada ano à Direcção-Geral dos Impostos.

Dados ontem divulgados pelo secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, revelam que nove municípios vão prescindir dos cinco por cento a que têm direito: Alcoutim, Castro Marim, Crato, Gavião, Manteigas, Oleiros, Ponte de Lima, Ponte de Sor e Terras de Bouro. Seis vão conceder aos munícipes um benefício de três por cento: Almeida, Fundão, Murça, Óbidos, Penedono e Vila Flor. E em oito a percentagem que reverte a favor dos cidadãos que aí tenham o domicílio fiscal é de 2,5 por cento: Cartaxo, Fronteira, Mortágua, Odemira, Penalva do Castelo, Trofa, Vila de Rei e Vinhais. Doze optaram por reduzir dois por cento: Arcos de Valdevez, Caldas da Rainha, Fafe, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Loulé, Lourinhã, Miranda do Douro, Nazaré, Olhão, Ponte da Barca e Resende. Arouca vai conceder aos munícipes um benefício de 1,5 por cento e Abrantes 0,5 por cento. Menos um por cento é quanto vão pagar os munícipes de Albufeira, Alcanena, Almeirim, Borba e Grândola. Nos Açores e na Madeira, a adopção desta medida depende de um decreto legislativo regional que não foi elaborado em 2007.

LEIA TAMBÉM

CM de Oliveira do Hospital pretende alienar capital que ainda detém na BLC3

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai propor numa das próximas Assembleias …

Governo aumenta para 85 por cento o apoio às empresas afectadas pelos incêndios de Outubro

O Governo aumentou de 70 por cento para 85 por cento o apoio à recuperação …