Oliveira do Hospital não escapa à extinção de freguesias

 

É de incerteza o ambiente que, atualmente, se vive em cada uma das autarquias do concelho de Oliveira do Hospital, em particular, e do país em geral. Tal facto é consequência direta do Documento Verde da Reforma da Administração Local, apresentado anteontem pelo governo que, através de quatro eixos, pretende “melhorar a gestão do território e da prestação de serviço público aos cidadãos”.

No entanto, na prática, a aplicação da reforma proposta pelo governo de Pedro Passos Coelho determina a extinção e aglomeração de freguesias, já que um dos objetivos diretos passa pela redução do número de freguesias em todo o território nacional.

Uma situação a que o concelho de Oliveira do Hospital não fica alheio, vendo já ameaçada a continuidade de sete das 21 freguesias. Tratando-se de um município de tipologia 3, com menos de 100 habitantes por quilómetro quadrado, Oliveira do Hospital divide-se em Áreas Maioritariamente Urbanas (AMU), com um mínimo de mil habitantes por freguesia e Áreas Predominantemente Urbanas (APU), com um mínimo de 500 habitantes por freguesia.

Tomando por base estes critérios, fora das freguesias AMU encontram-se Bobadela (748), Ervedal da Beira (929), Lagos da Beira (783) e Lajeosa ( 553).

Em situação mais frágil, encontram-se as autarquias com menos de 500 habitantes e que não cumprem as APR. É o caso de S. Sebastião da Feira (197), Alvôco das Várzeas (302), Vila Pouca da Beira (354), São Gião (429) e Vila Franca da Beira (465).

Dando cumprimento ao processo de aglomeração de freguesias defendido pelo governo, a nova reforma deverá ditar a extinção de sete das 21 freguesias do concelho.

No total dos 17 concelhos, o distrito de Coimbra deverá perder 68 das atuais 209 freguesias.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …