Hastear da bandeira e fanfarra dos bombeiros deram início às comemorações do Feriado municipal de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital pode aumentar um pouco a despesa com pessoal em 2015

Oliveira do Hospital é um dos municípios que durante o próximo ano pode aumentar as despesas com pessoal, graças ao Orçamento de Estado para 2015 que vai premiar as autarquias que mantiveram as suas contas equilibradas nos últimos três anos e que conseguiram que as despesas com pessoal e aquisição de serviços são inferiores a 35 por cento da receita média arrecadada durante esse período. Oliveira do Hospital surge com dois pontos de margem, uma vez que as despesas são apenas de 33 por cento.

O jornal PÚBLICO, com dados da Direcção-Geral das  Autarquias Locais (DGAL) referentes a 2013, aponta 55 autarquias nesta situação. Mas a capacidade de contratação não é totalmente ilimitada. Estas câmaras só podem aumentar a despesa até 20 por cento da margem que têm até à meta estabelecida pelo Governo. Um cálculo feito pelo Jornal de Negócios refere, a título de exemplo, esta regra aplicada a Castelo Branco, um dos municípios com maior margem de manobra. O jornal estima que aquela autarquia terá 15 por cento de despesas com pessoal, o que lhe permite aumentar a despesa até 20 por cento dos 20 pontos que a separam dos 35 por cento. Uma vez que essa margem é de cerca de 8,5 milhões de euros, a autarquia pode aumentar os gastos em cerca de 1,7 milhões de euros. Já no que respeita a Oliveira do Hospital, o mesmo jornal, coloca a Câmara liderada por José Carlos Alexandrino com uma folga de dois por cento (estando actualmente em 33 por cento, dos 35 permitidos), podendo aumentar a despesa em 20 por cento do número resultante da margem de dois pontos.

Além destas, há um conjunto igualmente significativo de câmaras que vão também poder contratar no próximo ano, mas sem aumentar a massa salarial. São as câmaras que, apesar de terem gastos acima dos 35% das receitas, não estão endividadas. Isto significa que só poderão recrutar pessoal quando alguém sair – nomeadamente por aposentação ou por rescisão. Estas contratações têm de respeitar uma série de critérios, nomeadamente o facto de o recrutamento ser imprescindível. Já as câmaras que estão endividadas ou muito endividadas estão obrigadas a reduzir o pessoal, em dois por cento e três por cento, respectivamente. É o caso de Aveiro que terá de cortar três por cento do pessoal.

LEIA TAMBÉM

CDS oliveirense ausente da cerimónia de comemoração do feriado municipal como protesto pela condecoração a Ana Abrunhosa

O CDS oliveirense vai estar ausente da cerimónia de comemoração do feriado municipal que vai …

‘Nariz Preto’ de Pedro Tochas chega a Oliveira do Hospital

O espectáculo de Pedro Tochas, ‘Nariz Preto’, inserido no âmbito do programa ‘Coimbra Região de …

  • Politicalex

    Ó!!! Afinal publicaram-lhe a notícia..! É so “encomendar”!!! Com uma vantagem: Não é preciso pagar..! “Solérias”. Agora, vai ler a lei 8/2012, nomeadamente o seu artigo 4 e 11º e encontras a razão do “milagre”. Por causa dos “presidentes de Câmara que não serviam nem para criados de quarto” como disse o Marcelo Caetano, tiveram que lhe meter “barbilho” nos gastos. A autonomia das autarquias lá foi..! Até serve de desculpa para o aumento da água. É verdade. Mais dia menos dia vão ter que cumprir a lei e aumentar para cima do custo..! Só que, entretanto, 67% foi obra..! Já podeis abrir o concurso para meter os “pombinhos ” que andam aí a “arrulhar”..! Não é essa a ideia..?

  • Sr. Viegas

    Boa tarde meus senhores, junto-me, mais uma vez, a este espaço de debate para me pronunciar sobre estes dados. Para iniciar a discussão importa referir que, é difícil não ter as contas em dia quando não há obra publica! Depois importa também sublinhar um ponto muito importante, que são os dois pontos percentuais. Ora meus senhores, com esta margem virá alguma fortuna para os cofres do burgo? a mim parece-me que nem vai dar para comprar meia dúzia de leitões e um bom tinto! Quanto a aumentar a despesa com o pessoal acho que já está o plano em marcha, os nomes já estão em cima do tabuleiro, alguns já foram colocados de lado para que outros possam vir pilhar em seu lugar…querem nomes? não sabem de quem se trata? é esta a vossa justiça social? coitados dos outros, sim, daqueles que pregavam a missa socialista para segurar o emprego, e agora? Sim, agora que foram para a rua e vêm os amigos dos amigos a entrar em vosso lugar, continuar a gostar da missa? Procurem é outra capela, essa já tem os santos encomendados! É tal a encomenda que o que vem do orçamento não chega nem para pagar metade.

  • Bem te aviso

    Não sei quais vão ser os lugares que serão criados, no entanto é bom que todas as manicures, pedicures, calistas e afins, se cheguem à frente, pois no mínimo o lugar de directores de comunicação têm assegurado, desde que tenham carregado a bandeira ou ajudem o tratamento da próstata a quem precisar.

  • Paulo da Travessa

    Muito me contam os senhores jornalistas, e agora percebo muita coisa…só este mês, lá no burgo, foram mais de 10 de malas aviadas, quantos já estão há espera de guarida? Dói não dói? Foi esta a política que defenderam, a do utiliza e deita fora, agora, que sentem na pele, batam palmas aos novos membro do burgo…os chefes, esses senhores intocáveis, é que são sempre os mesmos, mudam os tachos não mudam as caras…Continuem a bajular que eles continuar a saquear!

  • Bobo da Corte

    Essa porcaria desse Bobo da Corte que andou por aí armado em Rainha da Inglaterra não vale mesmo nada. É um um verdadeiro rato de esgoto da pior espécie para quem vale tudo. Arranja uns nicks para disfarçar a dupla personalidade mas toda a gente sabe quem é. Dantes cagava milhões, mas desde que lhe cozeram o rabo agora só caga veneno aqui no blogue. Já sabia que não valias nada ex rainha, mas nunca pensei que fosses tão ranhoso.

    Essa tua atitude de desespero e de baixaria constante só demonstra mesmo o quão certo estava o PS quando correu contigo. Infelizmente, continuas a pensar que o dinheiro compra tudo.

    • Combate

      Espera mais um mesito e já vês quem corre com quem…Quem são as “sérias” e as outras”..! Bem a gente sabe que se sairem do tacho, é uma chatice. Vão viver de quê? Às tantas são capazes de comer tudo com o pão, assobiar para o lado, e fazer de contas que não se passou nada. Não viste o discurso do Vieira da Silva? Até se esqueceu que foi ele que começou os cortes nos salários..! O problema é que há quem tenha memória.curta.É doença do PS.Há um ano o “Bobo ” era uma força da natureza” “entrámos juntos saímos juntos” “um coração do tamanho das 21 freguesias”!!! Há um ano ele andava cá de borla.Continua a andar. Há uma ano andavam muitos a viver à sombra da bandeira. Agora andam muitos mais..! E já foram alguns,que o regabofe não dá para tudo..! Ao menos calai-vos..! O Espirito Santo e a PT era as maiores e melhores do País e já foram. Não deram conta de nada? Ele por enquanto, não se agarrou a nenhuma “teta” da Câmara. Não tinha tudo para o fazer? Meteis dó..!

  • Políticalopes

    Ó Caga Milhões
    Andas por aí pelo concelho a deixar só léria e a enxovalhar as pessoas a quem deves a obrigação de seres alguém na política.
    Olha lá enquanto vais andado por aí a prometer lérias, vê lá se resolves as pendências que vais deixando para trás, é que há gente que precisa de governar a casa e dar pão aos filhos.

  • Pregador

    O Sr. Pregador das Freguesias que não se esqueça de passar pelas Caldas de São Paulo “assunto: a calçada que prometeu” e depois que dê um salto a São Gião e trate do “assunto: fardas que prometeu.
    O senhor passa muito tempo aqui no blogue e depois esquece as suas obrigações.

    • Combate

      O “pregador” era responsável podia prometer como os outros.Não prometeu. Alguém prometeu por ele , em S.Gião. Para tua informação, no Diniz, não há muitos dias o assunto foi tratado com quem de direito. A Calçada de S.Paulo, não foi feita . porque lhe disseram que o terreno era ,é, privado. Já se por lá deram mal com essas brincadeiras de mandar no que é dos outros..! Fala do que sabes e com verdade.Entretanto quem cobra impostos e quem gasta o dinheiro em festas e bola não é ele.E até há quem ache que isso é imiscuir-se na área da Câmara.À Câmara é que compete fazer. O tempo de vos levar ao colo já lá vai. E não te disseram que mandou saber o preço da ambulância para Lagares? Enquanto “ladras”, fala com o homem, como as pessoas de bem fazem.Então e os que estão a “cavalo na burra”, recebem ordenados acima do que alguma vez ganharam ou vão voltar a ganhar, à custa dele, não têm nada para oferecer..? Por causa disso é que ele tem aqueles defeitos todos..! Não se parece nada convosco…Nós sabemos. De facto, é muito diferente de alguma gentinha. Pergunta lá ao Alex e ao presidente de Penalva o que lhe responderam no caso da calçada. Pergunta e trás a resposta…Em Alvoco ofereceu um lote e , agora, não fazem a obra..! O Fontes está à espera de dois anos de promessas(150 mil), o lar não anda e o Lopes é o “pregador”!!! A casa das concertinas de Vila Pouca? Qual foi a promessa? Quem a fez..? Quando é que a cumprem? Antes era tudo.Agora são 5 mil? E quando? Mas , tem mais. Muito mais..Se fizeres o favor continua a provocar que a gente(os dez) vamos dando corda.Temos cá um relatório com tudo. As melhores é para quando aquecer. Por enquanto ainda andamos nos andares de cima. Quando for para a cave, aí é que tu(vós)saltais..! Até já sabemos quem vão ser os vencedores dos próximos concursos do pessoal..! Cuidado..! E o homem “veio do Luxemburgo” com coragem, ou vai continuar a mandar “os cachorros para o mato”..?

  • Combate

    Andais bonitos..! Souberam que o homem veio atender umas pessoas que com ele quiseram desabafar, ficaram doidos..! “Politicalopes” e “Bobo”, que para o caso é o mesmo. Os que estão na Câmara a envergonhar este Concelho e a desenvolver a politica do futebolês(mais uma gala), estão lá, apenas e só, porque há “Caga Milhões). O presidente afirmou, isso mesmo, em vários sítios,incluindo AM(vai ver as actas) dizendo que era o António Lopes o responsável por ele estar onde está. O António Lopes já foi 2 vezes candidato a Deputado e não era “Caga milhões”. Era mineiro. Esteve a 93 votos de ser eleito. Chegou à AM sem precisar do PS para nada. O PS para chegar ao poder pendurou-se nele. Estou convencido que se quiser ser presidente da Câmara é só candidatar-se. São muitos os que lho andam a pedir. Que eu saiba ele nunca recusou nenhuma carta. O PS que lhe pague o que lhe deve. Alguns dos principais responsáveis, iden.Tu sabes bem quanto lhe deves. Mas toma nota. Nem que seja a descontar no ordenado vais pagar. Sei do que falo porque sei quem é o advogado que está com o assunto.Cuida-te que está para muito breve. Vergonha é tratarem uma pessoa que anda aqui pelo Concelho, que fez o que fez e a quem maltratam só porque não pactua com a mediocridade e o clientelismo. Mantenham a calma que ainda agora começou a chover. Há muita água para passar debaixo da ponte, até que limpem os sapatos, do pó da Casa Branca…

  • Travesti

    Cá anda o travesti dos inúmeros nickname`s, para dar ar que são “10” quando são os 2 ou 3 tristes da má língua e ressabiação, os derrotados da política a arrotar o veneno
    aziado e maldoso, próprio da sua pequenez pessoal e das suas frustrações e traumas, acompanhadas de ego gigante, que tem que ser alimentado pela autobajulação, pois os outros não lhe ligam nenhuma.
    Dizendo mal, acontece-te como aos peregrinos derrotados em 2013, faziam o que tu fazes e diziam o que tu dizes e depois os eleitores deram-lhe a resposta adequada, a ti aconteceu-te o mesmo quando começas-te a meter na cabeça que querias ser presidente de tudo, com ares de ditador e não te reconheceram qualidades humanas e democráticas para tal, começas-te em espiral de má língua contra quem te tirou do anonimato concelhio em que te encontravas e te deu alguma notoriedade, depois por causa da tua língua viperina, o cds de forma fina, com o ppd a dormir e rebocado deram-te um coice de mula para o abismo em que te encontras e de lá
    não sais tão cedo, fizeste a tua cama bem feitinha, sozinho e deitaste-te nela bem deitadinho, agora que lá estás deitado, pede aos teus eus que te levem lá os compensans e as colherinhas de açucar para a azia, ou então que te dêem no lombo com um pau de marmeleiro que também te fazia bem, para não seres tão malévolo, invejoso e peneireiro.

  • Lucia

    Mais ainda?! Já não bastava lares, santa casa, infantários, faad, ensino, iefp, etc. etc., Avenças e mais avenças, e lá vão mais uns quantos para a cm porque cá fora ninguém os quer. Nunca vi ohp como agora!! Impressionante a capacidade de aliciamento, clientelismo e compra! Os fundamentalistas ainda vão poder gastar mais, do povo, com amigos e enteados!

    Este tipo de atitudes, ganham eleições e ninguém fala mal pois também estão a usufruir. Patetas!! Não conhecem o ditado “toma lá um chouriço para me dares um porco”.

    Quando forem embora da cm, vão como senhores e senhoras, boas reformas, e sem DEVEREM NADA a ninguém! E ainda andam armados em srs da solidariedade para com o povo! Cambada de incompetentes.

    Os que vierem atrás serão os carrascos! Quem nos governa nunca produziu riqueza e nunca trabalhou verdadeiramente pois sempre foram e serão pelo erário público. Nunca fizeram nada além disso.

    Quando faço uma gestão errada da minha empresa sofro as consequências! Quando faço uma gestão errada da empresa pública, paga o povo…

  • Brito

    Sei que este não é o espaço correcto mas não conheço outro meio para difundir e dar a conhecer algumas das situações vividas em algumas das n/ freguesiais.

    Os srs. jornalistas, deveriam de ir averiguar, e esclarecer os menos informados, do que se passou em Alvôco das Várzeas, no que a abertura e colocação de betuminoso, em caminho particular diz respeito.

    Pois a junta em concertação com a cm veio esclarecer a população de que aquele trabalho iria ser debitado à EP. À prióri parece-me mais uma mentira porque, à quase 5 anos, quase todas as estradas foram desclassificadas, passando de Estradas Nacionais para Estradas Regionais de forma a serem tuteladas pela CM.

    Quando vejo coisas como um rail metálico de protecção, junto à E.Regional 231, caído à anos. Quando vejo caminhos em que urge beneficiá-los. Não percebo como é que são asfaltados caminhos particulares de A, B ou C. Não percebo como é que somos todos iguais.

    Aliás percebo tudo e muito bem…

  • Politicalex

    “Travesti”: Escolheste bem…Pois, de facto quem é que conhecia o homem? Já agora:se tudo é como dizes porque o convidaram? Duas vezes..! Sabes, da 2ª ele não queria ir. Já tinha percebido tudo. Não foi à homenagem ao Dr.Almeida Santos, em Alvoco, em protesto. Não foi à 1ª apresentação em Galizes, a da célebre “não negoceio a lista com o PS”, em protesto. Depois, nao largavam o homem. Na Fátima eram todos os que o querem deitar abaixo a pedir de mãos postas para ser candidato. E como não mudaram. passou do protesto à oposição. Nós todos sabemoso que vos dói. Não somos 10? O próximo jantar, sim que já houve alguns está para breve. Diz quem és(nós até sabemos) ou deixa um contacto que nós convidamos-te. Falta um, para jogar a bola. Até porque é o que está a dar. Vais, depois já os contas e já sabes quem somos. Estás nessa. Podes ligar mesmo para o homem, a inscrever-te. Ele não é mas fala connosco e sabe onde é o jantar…

  • Travesti

    Ui que medo dos “10 magníficos”, tens aí uma mão cheia de nada, tu e os teus eus são uma mão cheia de nada.

  • Combate

    Ó “avençados da Kembra”: Medo porquê? É só para saberes quem somos.Quem escreve. Andais sempre a culpar o AL, tiravam as dúvidas. Já agora expliquem lá: se ninguem o conhece, se anda sozinho, porque é que vos preocupa tanto..? Então foi assim há tanto tempo que o andaram a exibir, a dizer que merecia uma estátua, que era uma força da natureza, que tinha um coração do tamanho do Mundo? Não foi por ele ser assim que gostaram dele e o convidaram? Ele enganou alguém..? Sois parvos ou quereis fazer de nós? Então há mais de dez anos que anda a espalhar dinheiro por tudo quanto é canto. Foi presidente da AF de Vila Franca.Toda a gente sabe o que lá fez. Bombeiros, lares, lotes de terreno.5 anos presidente da AM, com intervenções em todas as freguesias. Agora ninguém o conhece..! Vocês dão-se conta do ridículo..? É óbvio que andais desesperados.Porquê? Vós sabeis bem porquê..! Já começou a morder? Nós sabemos..! Já os “corajosos” e “transparentes” se andam a escudar atrás dos outros? Nós sabemos..Sabemos bem a vossa preocupação com ele.Queres um conselho? Fazei de contas que ele não existe e fazei de contas que não é nada convosco. Assim, vamos percebendo que vocés “não têm” medo..! Como seria se tivessem.Goza convoso o tempo todo..! Bonito vai ser quando vos chegar ao bolso.Sim que, agora , quem as faz paga-as..! O tempo da impunidade acabou…