São elevadas as expectativas em torno da 22ª Festa do Queijo Serra da Estrela que se vai realizar em Oliveira do Hospital, ...

Oliveira do Hospital prepara Feira do Queijo “maior de Portugal”

 

… nos dias 9 e 10 de março sob o lema “a maior de Portugal”.

A Festa do Queijo está de regresso ao recinto da feira de Oliveira do Hospital, local onde desde 2011 o certame tem vindo a decorrer com a duração de dois dias.

Uma dinâmica também reservada para a presente edição, já assumida pela autarquia como “a maior de Portugal”, que será inaugurada no sábado, dia 9, pelas 11h00 por Nuno Vieira de Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.

Mas o primeiro momento da festa está marcado para dois dias antes, com o início do programa “O Ciclo da Lã”, que terá lugar na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

À semelhança de anos anteriores, a Festa do Queijo manterá a sua aposta numa programação com forte vertente lúdica e formativa, envolvendo atividades em áreas tão distintas como o desporto, a cultura, a gastronomia ou o turismo.

Na edição 2013, a organização dá como certa a presença de duas centenas de expositores de produtos agroalimentares e artesanais. Rei da festa, o Queijo Serra da Estrela “terá a primazia através das queijarias que têm aderido à certificação e têm estatuto de produtor DOP, sendo ainda dado destaque aos produtores de queijo de ovelha curado que cumprem os requisitos de certificação mas não aderem à DOP”.

Refira-se que o concelho de Oliveira do Hospital continua a ser uma referência em termos de produção de Queijo Serra da Estrela DOP, já que das duas dezenas de queijarias que atualmente certificam queijo nos 18 concelhos da região demarcada, quatro delas estão sedeadas no concelho de Oliveira do Hospital. Para além do afamado queijo, também os enchidos, bolos e outras doçarias estarão presentes no certame, com mais de 30 produtores cada.

LEIA TAMBÉM

Quem compra pássaros? Autor: Renato Nunes.

Todos os sábados, quando ainda mal amanhece, saio de casa em direcção ao mercado semanal. …

frio

Chuva poderá regressar na próxima quarta-feira

O tempo seco vai continuar, pelo menos, até à próxima quarta-feira, altura em que poderá …