Oliveira do Hospital prepara-se para a XX Feira do Queijo

 

Teve início a contagem decrescente para a XX Festa do Queijo e outros Produtos Locais de Qualidade que, este ano, deixa o mercado municipal para se instalar no recinto da feira de Oliveira do Hospital.

Agendado para o próximo fim de semana, o certame surge ainda com a particularidade de se desenrolar durante dois dias, 19 e 20 de março. Para além da exposição, prova e comercialização de Queijo Serra da Estrela, mel, enchidos e vinhos, o certame vai ainda contemplar a exposição animal, mostras ao vivo de tosquia de ovelhas bordaleiras e de confeção de queijo, bem como a venda de diversos tipos de artesanato.

As sessões de Show Cooking com o tema Serra da Estrela dinamizadas pelo chefe Hélio Loureiro (Porto Palácio Hotel) é outra das novidades do certame, associada também à oficina “Provas de Vinho do Dão”, dinamizada pela APRDão e a realização dos percursos “Rotas da Pastorícia” que incluem um passeio equestre, dia 19, e uma maratona BTT/Lazer no dia 20.

Destaque ainda para as exposições de vestuário e utensílios pastoris e de fotografia, bem como para o concurso de Doçaria com base Queijo Serra da Estrela e derivados. Com espaço dedicado à animação infantil – “A Escolinha do Queijo” – a 20ª Feira do Queijo conta igualmente com a componente musical.

Outro dos momentos altos do certame configura-se com a realização do XXII Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela e apresentação pública da candidatura do Queijo Serra da Estrela ao concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”.

Ainda que as atenções recaiam na agenda do próximo fim de semana, a verdade é que o programa da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital arrancou no passado sábado, 12 de março, com a realização do debate “A utilização das DOP Serra da Estrela: queijo, requeijão e borrego”. Para hoje, 15 de março pelas 17h00, o programa reserva ainda a divulgação do estudo “Volume de produção e tratamento de efluentes das queijarias do concelho de Oliveira do Hospital”, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Município.

No sábado, dia 19 de março, a XX Festa do Queijo e Outros Produtos Locais de Qualidade vai estar aberta das 9h00 às 18h00, estando a inauguração oficial e visita aos expositores marcada para as 11h00. Por confirmar está ainda a presença do secretário de Estado Adjunto , da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina.

Para além da habitual visita de populares do concelho e da região, o município conta que o certame seja apreciado por mais três centenas de pessoas oriundas de vários pontos do país. O objetivo, garante o presidente José Carlos Alexandrino, é fazer a “maior feira do queijo do país”.

LEIA TAMBÉM

Capoula Santos apresentou em Oliveira do Hospital novas medidas de apoio aos agricultores afectados pelos fogos

O Ministro da Agricultura apresentou, ontem, em Oliveira do Hospital, as novas medidas de apoio …

O “Ciclone de Fogo” varreu aquela noite que o foi de (quase) todos os medos… Autor: João Dinis, Jano

Naquela noite de (quase) todos os Fogos e de (quase) todos os medos, morreu Gente …