Oliveira do Hospital prepara-se para a XX Feira do Queijo

 

Teve início a contagem decrescente para a XX Festa do Queijo e outros Produtos Locais de Qualidade que, este ano, deixa o mercado municipal para se instalar no recinto da feira de Oliveira do Hospital.

Agendado para o próximo fim de semana, o certame surge ainda com a particularidade de se desenrolar durante dois dias, 19 e 20 de março. Para além da exposição, prova e comercialização de Queijo Serra da Estrela, mel, enchidos e vinhos, o certame vai ainda contemplar a exposição animal, mostras ao vivo de tosquia de ovelhas bordaleiras e de confeção de queijo, bem como a venda de diversos tipos de artesanato.

As sessões de Show Cooking com o tema Serra da Estrela dinamizadas pelo chefe Hélio Loureiro (Porto Palácio Hotel) é outra das novidades do certame, associada também à oficina “Provas de Vinho do Dão”, dinamizada pela APRDão e a realização dos percursos “Rotas da Pastorícia” que incluem um passeio equestre, dia 19, e uma maratona BTT/Lazer no dia 20.

Destaque ainda para as exposições de vestuário e utensílios pastoris e de fotografia, bem como para o concurso de Doçaria com base Queijo Serra da Estrela e derivados. Com espaço dedicado à animação infantil – “A Escolinha do Queijo” – a 20ª Feira do Queijo conta igualmente com a componente musical.

Outro dos momentos altos do certame configura-se com a realização do XXII Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela e apresentação pública da candidatura do Queijo Serra da Estrela ao concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”.

Ainda que as atenções recaiam na agenda do próximo fim de semana, a verdade é que o programa da Feira do Queijo de Oliveira do Hospital arrancou no passado sábado, 12 de março, com a realização do debate “A utilização das DOP Serra da Estrela: queijo, requeijão e borrego”. Para hoje, 15 de março pelas 17h00, o programa reserva ainda a divulgação do estudo “Volume de produção e tratamento de efluentes das queijarias do concelho de Oliveira do Hospital”, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Município.

No sábado, dia 19 de março, a XX Festa do Queijo e Outros Produtos Locais de Qualidade vai estar aberta das 9h00 às 18h00, estando a inauguração oficial e visita aos expositores marcada para as 11h00. Por confirmar está ainda a presença do secretário de Estado Adjunto , da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina.

Para além da habitual visita de populares do concelho e da região, o município conta que o certame seja apreciado por mais três centenas de pessoas oriundas de vários pontos do país. O objetivo, garante o presidente José Carlos Alexandrino, é fazer a “maior feira do queijo do país”.

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

João Paulo Albuquerque acusa PS por não concluir IC6, pelo menos, até 2030

João Paulo Albuquerque considera que o IC6 não é uma prioridade, mas sim uma necessidade …