Oliveira do Hospital presta homenagem a Tarquínio Hall

 

… por ocasião do 10º aniversário da sua morte.

A figura de Tarquínio Hall vai ser evocada na próximo dia 30 de junho, pelas 15h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A iniciativa que surje em jeito de homenagem à personalidade oliveirense multifacetada, é organizada pela Biblioteca Municipal, Rotary Club de Oliveira do Hospital e Universidade Sénior e vai contar com participação de amigos que com ele conviveram e que, com o seu testemunho, permitirão um melhor conhecimento de Tarquínio Hall, enquanto pessoa e escritor.

Figura emblemática do concelho oliveirense – nasceu em Lagos da Beira em 9 de novembro de 1915 e viria a falecer na mesma localidade a 1 de julho de 2002 – Tarquínio Hall é recordado como cidadão empenhado que abraçou a escrita nas suas múltiplas dimensões – foi poeta e prosador, jornalista e historiador, cronista e político – tendo colaborado com diversos órgãos de comunicação social.

Com alguns livros de poesia editados, neles impera o respeito pela condição humana, o amor pátrio e uma grande nostalgia pela imensidade africana, onde labutou durante mais de 30 anos, sempre ligado a importantes cargos da administração pública em Moçambique e em Angola.

Para além da apetência para o mundo da escrita e da pesquisa Tarquínio Hall deu importante contributo enquanto deputado municipal de Oliveira do Hospital, lugar que ocupou durante mais de uma década. Em 1994, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital atribui-lhe a Medalha de Mérito Municipal, como reconhecimento desenvolvido em prol do concelho.

Na homenagem que Oliveira do Hospital se prepara para fazer ao autor, vai estar em destaque a sua obra poética – “Poemas”, “Ternura”, “Liberdade e Fraternidade”, “Poemas Africanos”, “Infante Dom Henrique” e “Mar Além” – com declamação de poemas selecionados pelo seu amigo José Manuel Vieira.

A presença durante mais de 30 anos, em terras africanas também vai ser recordada com um apontamento de danças típicas daquele continente, asseguradas pela comunidade de alunos africanos que frequentam a escola profissional EPTOLIVA.

LEIA TAMBÉM

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …

Seia aposta na cultura com a realização da 15ª edição do Festival de Artes de Seia – ARTIS

O município de Seia, em parceria com a Associação de Arte e Imagem de Seia, …