Deputados municipais não receberam dentro dos prazos legais documentos de suporte da agenda para AM da próxima sexta-feira

Oliveira do Hospital procura melhorar integração de imigrantes

O Município de Oliveira do Hospital aderiu recentemente ao Programa Mentores para Imigrantes, uma projecto de acolhimento e integração de imigrantes assente no voluntariado e, em alguns casos, na responsabilidade social corporativa. O protocolo foi assinado, na presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, entre o Alto Comissariado para as Migrações, I.P e o Município de Oliveira do Hospital.

O projecto tem como base uma rede de voluntários disponíveis para estabelecer compromissos de mentoria com cidadãos imigrantes. O objectivo central é a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa e respectivas comunidades locais, assumindo que para tal é necessário o envolvimento de todos. Trata-se de um mecanismo de entreajuda de cidadãos estrangeiros e nacionais, com ganhos ao nível das competências sociais e enriquecimento pessoal e organizacional e assente numa base de voluntariado, que persegue a inclusão dos estrangeiros residentes nas respectivas comunidades.

“A promoção da tolerância e a interculturalidade são outros objectivos”, refere uma nota do município, adiantando que, no caso de Oliveira do Hospital têm sido trabalhados e alcançados nos dois últimos anos através da iniciativa “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, uma plataforma de diálogo e de acções em vários domínios, da cultura e da língua, turismo, actividade cívica, social e ambiental, cujos objectivos passam pela promoção e integração social, económica e cultural das comunidades estrangeiras residentes no concelho de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …