Deputados municipais não receberam dentro dos prazos legais documentos de suporte da agenda para AM da próxima sexta-feira

Oliveira do Hospital procura melhorar integração de imigrantes

O Município de Oliveira do Hospital aderiu recentemente ao Programa Mentores para Imigrantes, uma projecto de acolhimento e integração de imigrantes assente no voluntariado e, em alguns casos, na responsabilidade social corporativa. O protocolo foi assinado, na presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, entre o Alto Comissariado para as Migrações, I.P e o Município de Oliveira do Hospital.

O projecto tem como base uma rede de voluntários disponíveis para estabelecer compromissos de mentoria com cidadãos imigrantes. O objectivo central é a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa e respectivas comunidades locais, assumindo que para tal é necessário o envolvimento de todos. Trata-se de um mecanismo de entreajuda de cidadãos estrangeiros e nacionais, com ganhos ao nível das competências sociais e enriquecimento pessoal e organizacional e assente numa base de voluntariado, que persegue a inclusão dos estrangeiros residentes nas respectivas comunidades.

“A promoção da tolerância e a interculturalidade são outros objectivos”, refere uma nota do município, adiantando que, no caso de Oliveira do Hospital têm sido trabalhados e alcançados nos dois últimos anos através da iniciativa “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality”, uma plataforma de diálogo e de acções em vários domínios, da cultura e da língua, turismo, actividade cívica, social e ambiental, cujos objectivos passam pela promoção e integração social, económica e cultural das comunidades estrangeiras residentes no concelho de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Suspeito de tentar matar ex-namorada em Tábua conhece hoje a sentença

O Tribunal de Coimbra determina hoje, pelas 13h30, a sentença a um homem de 43 …

Ana Abrunhosa entregou quatro habitações reconstruídas em Seia

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, entregou as chaves de quatro habitações (três na freguesia …