Oliveira do Hospital promove ações de apoio ao empreendedorismo

 

… dá início a um conjunto de ações empreendedoras.

Os oliveirenses que pretendam levar à prática uma ideia de negócio vão poder contar com serviços de apoio à medida das suas necessidades. Este é pelo menos o propósito da Rede Regional de Apoio ao Empreendedor do Pinhal Interior Norte, do qual faz parte o município de Oliveira do Hospital que, ainda esta semana, vai proceder à distribuição do Manual do Empreendedor. Um compêndio de procedimentos, ferramentas e apoios existentes para se constituir uma empresa e que será complementado com um conjunto de ações em rede direcionadas aos empreendedores.

A primeira ação designada apor “Ação de Pré-capacitação para potenciais empreendedores”, acontece já no próximo dia 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e dirige-se a futuros empreendedores, independentemente de já terem ou não uma ideia de negócio definida e estruturada.

Mais tarde, a 21 de janeiro, realiza-se o “Workshop de criatividade para potenciais empreendedores”, destinado a potenciais empreendedores já com uma ideia de negócio, mesmo que não muito estruturada. Ainda sem data marcada, está também já definida a realização da “Ação de Capacitação para empreendedores”, onde será disponibilizado acompanhamento técnico e especializado ao empreendedor.

As ações surgem no âmbito do Projeto Empreendedorismo CIMPIN, que entrou recentemente na sua segunda fase, correspondente à implementação, dinamização e seguimento do “Plano de Ação Territorial para a Promoção do Empreendedorismo 2011-2015”.

Pensada com o objetivo de melhorar os serviços de assistência técnica aos empreendedores ao longo das diversas etapas da criação e implementação de uma ideia de negócio, a Rede Regional conta com o contributo de autarquias, através de Gabinetes de Apoio ao Empreendedor (GAE) e de serviços de apoio técnico das entidades parceiras. Estas, têm por missão prestar apoio às necessidades do empreendedor, desde a fase de desenvolvimento da ideia (pré-capacitação) ao apoio na criação e no pós-arranque da empresa (capacitação).

Em Oliveira do Hospital, a Rede Local de Apoio ao Empreendedor de Oliveira do Hospital é constituída pelo GAE – Gabinete de Apoio ao Empreendedor de Oliveira do Hospital (a funcionar na BLC3), estando definidas como entidades de pré-capacitação para o concelho a ADI, ADIBER, ANCOSE, ESTGOH, BLC3, Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil, EPTOLIVA e Escola Secundária de Oliveira do Hospital. As cinco primeiras estão ainda identificadas como entidades de capacitação e, com exceção da ESTGOH, prestadoras de apoio na criação e instalação de empresas e na fase de pós-arranque.

Também já confirmada para 2013 está uma nova edição da ação de “Sensibilização das Escolas para o Empreendedorismo”. A edição deste ano não contempla a componente formativa de professores que, no entanto, vão continuar a assumir um papel fundamental em todo o processo.

LEIA TAMBÉM

Primeiro-ministro vê nas biorefinarias uma “oportunidade” para aproveitar a floresta e elogia trabalho desenvolvido na BLC3

O primeiro-ministro destacou ontem na inauguração do Campus de Tecnologia e Inovação BLC3, em Oliveira do …

António Costa remete construção do IC6 para “quando haja condições financeiras”

O primeiro-ministro não se compromete com uma data para a construção do IC6 entre Tábua …