Oliveira do Hospital quer mais residentes estrangeiros

A Câmara de Oliveira do Hospital organiza, amanhã a partira das 10h00, o III Fórum das Comunidades Estrangeiras, com o objetivo de envolver os residentes de vários países nas diferentes áreas da vida local.

O vice-presidente da autarquia, Francisco Rolo, disse hoje à agência Lusa que a iniciativa visa “promover a participação ativa na comunidade” de centenas de estrangeiros que vivem no concelho.
“Queremos que cada uma destas pessoas seja um munícipe inteiro de Oliveira do Hospital”, acrescentou.

Nas últimas décadas, cidadãos oriundos de diferentes países, maioritariamente belgas e holandeses, fixaram-se neste município do distrito de Coimbra, aos quais se juntou, mais recentemente, “uma nova vaga” de famílias do Reino Unido, disse.

Numa população de 22.500 habitantes, Francisco Rolo calcula que entre 700 a 800 sejam cidadãos de outras nacionalidades, que “animam o mercado imobiliário e da construção civil” no concelho.

Com o III Fórum das Comunidades Estrangeiras, a autarquia pretende imprimir “um novo fôlego” no processo de integração e apoio aos residentes de outros países, designadamente no acesso aos serviços da Câmara Municipal e outras entidades públicas.

A iniciativa realiza-se na Casa da Cultura César Oliveira, no âmbito das comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, e com o objetivo de reforçar o projeto “Oliveira do Hospital – A Friendly Municipality” (“Um Município Amigável”).
A Câmara de Oliveira do Hospital aposta na criação de “uma plataforma de diálogo e de interação em vários domínios, da cultura e da língua, ao turismo, passando pela atividade social, cívica e ambiental, assim como também no sentido de facilitar as relações administrativas destas comunidades” com a autarquia e outros serviços públicos.

A recente participação na Feira Internacional da Emigração, na Holanda, realização do I Festival das Artes do Fórum das Comunidades Estrangeiras, em 2013, e a criação de um gabinete e linha de apoio ao estrangeiro são algumas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Oliveira do Hospital – A Friendly Municipality”.

Com: Noticias de Coimbra

LEIA TAMBÉM

Universidade de Coimbra aposta na folha de mirtilo para tratamento da Esclerosa Múltipla

Um projecto de investigação da Universidade de Coimbra aposta no potencial terapêutico da folha de …

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve 12 pessoas em Coimbra por suspeita de tráfico de droga

A Directoria do Centro da Polícia Judiciária anunciou hoje ter detido, na terça-feira, doze pessoas …