Oliveira do Hospital recebe embaixador de Angola e entrega galardões no dia do município

O embaixador de Angola na CPLP, Hélder Lucas, participa na próxima segunda-feira,7 de outubro, nas comemorações do dia do município de Oliveira do Hospital. Na cerimónia, o escritor José Manuel Saraiva vai ser galardoado com a Medalha de Ouro Municipal.

Com início previsto para as 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a cerimónia comemorativa vai, como é habitual, incidir sobretudo na atribuição dos galardões municipais a cidadãos e instituições concelhios cujo prestígio, cargo ou ação relacionados com Oliveira do Hospital sejam merecedoras da distinção.

Este ano, a Medalha de Ouro de Oliveira do Hospital será entregue ao jornalista e escritor José Manuel Saraiva, natural de Santo António do Alva. A poetisa Maria Amélia Carvalho Almeida, com raízes em Travanca de Lagos, e a empresa Mundiveste, que completou 40 anos de actividade em 2013, receberão a Medalha de Mérito Municipal.

Na mesma sessão serão igualmente entregues os Diplomas de Mérito Escolar, pelo reconhecimento escolar dos alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior na ESTGOH, e um Diploma de Mérito Desportivo Ao clube ARCED.

Destaque ainda para a exposição dedicada a José Manuel Saraiva, um dos homenageados, que será inaugurada ao início da tarde, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, onde será ainda exibido o documentário que assinou em 1996, “Madina do Boé – a retirada”.

O programa das comemorações do Feriado Municipal iniciou-se, ontem, com o debate “Violência e comunidade escolar: que realidades?”, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital, e que contou com um vasto painel de oradores para enriquecer a discussão.

Quando se assinalam 20 anos desde a elevação de Oliveira do Hospital à categoria de cidade, o Município fortalece ainda as relações de cooperação com a comunidade estrangeira residente no concelho e dinamiza, hoje, o II Fórum População Estrangeira sob a égide “Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality”, na Casa da Cultura César Oliveira.

LEIA TAMBÉM

Dois jovens detidos em Seia enquanto assaltavam uma viatura

A GNR deteve ontem dois homens de 18 e 21 anos, em flagrante delito, por …

GNR deteve traficante de droga em Celorico da Beira

O Núcleo de Investigação Criminal da Guarda da GNR deteve um homem com 54 anos …