Oliveira do Hospital recebe embaixador de Angola e entrega galardões no dia do município

O embaixador de Angola na CPLP, Hélder Lucas, participa na próxima segunda-feira,7 de outubro, nas comemorações do dia do município de Oliveira do Hospital. Na cerimónia, o escritor José Manuel Saraiva vai ser galardoado com a Medalha de Ouro Municipal.

Com início previsto para as 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a cerimónia comemorativa vai, como é habitual, incidir sobretudo na atribuição dos galardões municipais a cidadãos e instituições concelhios cujo prestígio, cargo ou ação relacionados com Oliveira do Hospital sejam merecedoras da distinção.

Este ano, a Medalha de Ouro de Oliveira do Hospital será entregue ao jornalista e escritor José Manuel Saraiva, natural de Santo António do Alva. A poetisa Maria Amélia Carvalho Almeida, com raízes em Travanca de Lagos, e a empresa Mundiveste, que completou 40 anos de actividade em 2013, receberão a Medalha de Mérito Municipal.

Na mesma sessão serão igualmente entregues os Diplomas de Mérito Escolar, pelo reconhecimento escolar dos alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior na ESTGOH, e um Diploma de Mérito Desportivo Ao clube ARCED.

Destaque ainda para a exposição dedicada a José Manuel Saraiva, um dos homenageados, que será inaugurada ao início da tarde, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, onde será ainda exibido o documentário que assinou em 1996, “Madina do Boé – a retirada”.

O programa das comemorações do Feriado Municipal iniciou-se, ontem, com o debate “Violência e comunidade escolar: que realidades?”, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oliveira do Hospital, e que contou com um vasto painel de oradores para enriquecer a discussão.

Quando se assinalam 20 anos desde a elevação de Oliveira do Hospital à categoria de cidade, o Município fortalece ainda as relações de cooperação com a comunidade estrangeira residente no concelho e dinamiza, hoje, o II Fórum População Estrangeira sob a égide “Oliveira do Hospital, a Friendly Municipality”, na Casa da Cultura César Oliveira.

LEIA TAMBÉM

Polícia Judiciária deteve mulher que tentava introduzir haxixe na prisão de Coimbra

PJ deteve em Coimbra autor de crimes de homicídio, na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …