Oliveira do Hospital recebe este ano a sessão distrital do Parlamento dos Jovens

Oliveira do Hospital é o município do distrito de Coimbra onde, este ano, se realiza a sessão distrital do Parlamento dos Jovens, ao nível do ensino básico.

A iniciativa, organizada pela Assembleia da República (AR) em colaboração com outras entidades, nomeadamente o Ministério da Educação e Ciência, decorrerá no próximo dia 24 de março, entre as 9h30 e as 17h30, na Casa da Cultura César Oliveira.

Na sessão solene, em que a cerimónia de abertura será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino,  vai estar também presente um deputado da Assembleia da República e a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira.

No auditório da Casa da Cultura César Oliveira estarão 80 participantes – 60 são jovens deputados dos 2º e 3º ciclos do ensino básico do distrito de Coimbra.

Um dos principais objetivos da sessão distrital do Parlamento dos Jovens é proporcionar às escolas participantes a vivência das sessões parlamentares com uma metodologia de debate semelhante à da sessão nacional. Destina-se, também, a tomar as deliberações ao nível do círculo e a eleger os deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens.

O Parlamento dos Jovens, uma iniciativa a que o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e o Município de Oliveira do Hospital se associaram, é anualmente organizado pela AR, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.

Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Todas as Escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.

Neste ano letivo o programa, que decorre sob o tema “Drogas, evitar e enfrentar as dependências”, está a ser desenvolvido por 759 estabelecimentos de ensino do país, sendo que 44 pertencem ao distrito de Coimbra.

LEIA TAMBÉM

Incêndios causaram mais de 10 milhões de euros de prejuízos em Seia

Os prejuízos financeiros causados pelos incêndios dos dias 15, 16 e 17 de Outubro no …

idosos

Idoso desaparecido em Trancoso

Os Bombeiros e a GNR estão a procurar um homem de 90 anos que foi …