Oliveira do Hospital recebe extensão do CineEco 2013

O Município de Oliveira do Hospital, em estreita parceria com o vizinho Município de Seia, traz até Oliveira do Hospital uma extensão do CineEco, Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Os filmes presentes na extensão de Oliveira do Hospital fizeram parte da Competição Lusófona, na categoria Panorama Regional, onde estão presentes três filmes realizados no concelho de Oliveira do Hospital: Fogo que Arde e se Vê, da dupla Paulo Leitão e Tiago Cerveira; Quatro Horas Descalço, de Ico Costa (voltando este ano ao concelho para a realização de Cinco Anos e Três Meses, em fase de produção) e O Rio, da dupla Luís Antero e Tiago Cerveira.

Os restantes filmes da extensão do CineEco em Oliveira do Hospital são Da Serra à Planície, da dupla Bertino Araújo e Ana Raquel Simões; Luto, de Pedro Barbosa; Sabores da Aldeia, da dupla Vitor Brito e Mário Pereira e ainda TransparÊncias Perdidas,, de Mário Pereira, Vitor Brito e Carlos Amaro, o filme vencedor nesta competição.

A Serra da Estrela, enquanto território vasto e manancial de inspiração artística, é o tema aglutinador dos filmes presentes nesta extensão. São olhares vários sobre áreas variadas, com forte enfoque na Etnografia, Antropologia e Biologia. São filmes de coordenadas estéticas diferentes, do documentário à ficção, mas unidos por este ponto territorial comum que é a Serra da Estrela.

O CineEco é o único festival de temática ambiental em Portugal e conta já com dezanove edições consecutivas, sendo também um dos membros fundadores da Rede de Cinema Verde, que reúne 21 festivais de cinema ambiental de todo o mundo.

LEIA TAMBÉM

Fiscalização da GNR sobre automobilistas levou a sete detenções

Detido em Seia traficante de estupefacientes

A GNR de Seia e de Paranhos da Beira detiveram um homem de 23 anos, …

Mortes em acidente em Tábua no acesso ao IC6

Dois homens morreram hoje na sequência de uma colisão frontal entre duas viaturas ligeiras numa …