Oliveira do Hospital recebe menção honrosa por Programa Municipal de Incentivo à Natalidade

Oliveira do Hospital foi um dos municípios convidados na Conferência “Melhores Municípios para Viver 2014” promovida pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, entidade ligada à Universidade Nova de Lisboa, no âmbito dos Melhores Municípios para Viver 2014, e, segundo uma nota da Câmara Municipal, foi distinguido com uma Menção Honrosa no domínio “Social” pelo Programa Municipal de Incentivo à Natalidade.

O programa consiste num subsídio mensal pago a partir do mês seguinte ao do nascimento da criança até aos 36 meses de idade e concretiza-se na forma de reembolso de despesas efectuadas, na área do município oliveirense, com a aquisição de bens ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança. Este é, segundo a autarquia, “um importante instrumento de apoio financeiro às famílias” e uma forma “de fomentar políticas de incentivo à família e de dinamização do comércio e instituições locais”.

Esta iniciativa entrou em vigor em Janeiro de 2013 e até ao passado mês de Julho foram apoiadas 105 crianças de 104 famílias do concelho, num investimento total do Município que ultrapassa os 76 mil euros. “Oliveira do Hospital, na senda das exigências associadas à condição de um dos Melhores Municípios para Viver, assume instrumentos de apoio à natalidade, ajuda a solucionar um dos principais problemas que afectam as famílias que é a falta de rendimentos, e projecta-se como um município dotado de políticas activas de família, ou seja, um município familiarmente responsável e amigo das famílias”, refere a nota da Câmara Municipal, adiantando ainda que este “Programa de Incentivo à Natalidade é uma peça de uma intervenção mais vasta que contempla: transportes escolares gratuitos para todos desde o pré-escolar ao 12.º ano; aquisição de manuais escolares; apoio a projectos na escola; promoção do empreendedorismo nas escolas; tarifários reduzidos para famílias de baixos recursos e famílias numerosas, na água e saneamento; programas remunerados para ocupação de adolescentes e jovens; bolsas escolares para alunos de baixos recursos e bolsas de mérito escolar; equipas multidisciplinares dotadas de psicólogos, professores de Educação Especial, terapeutas da fala, animadores socioeducativos, sociólogos, etc, para apoio às escolas do concelho; entre outros”.

 

 

LEIA TAMBÉM

Feridos nos fogos que afectaram Oliveira do Hospital estão isentos de taxas moderadoras e têm medicamentos gratuitos

As vítimas dos incêndios de Junho e de Outubro do ano passado, que afectaram, entre …

Oliveirense Paulo Campos entre ex-governantes de Sócrates sob escuta e pode vir a ser constituído arguido

O processo que investiga Parcerias Público-Privadas Rodoviárias, ao fim de sete anos, está na recta final …

  • Politicalex

    Isto está a ficar bonito..! Então, cortaram no subsídio, gastaram com ele cerca de 40 mil euros e têmdireito a prémio..? Alguém anda a gozar aos prémios..!

  • Não me calha nada

    Será que o puto do Bizú também foi contemplado?
    Com tantos apoios e incentivos escolares, fiquei com ideia que Nogueira não pertence ao Concelho, pois com estes apoios todos não podiam estar a extorquir ilegalmente aquele dinheiro aos miúdos.

  • Politicalex

    34 051 00 euros!!! (trinta e quatro mil e cinquenta e um euros) foi quanto a CMOH concedeu, em 2013, de apoio à natalidade.Para a feira do queijo aprovou 94 500 euros..! E é distinguida..! Isto deve andar tudo doido e a gozar connosco….Com 34 mil euros vai ser pequenada a dar com um pau..! E vai um Senhor Vereador chapar isto no facebook…É motivo de muito orgulho!!! 34 500 euros num Concelho com 20 841 habitantes!!!

  • Sr. Viegas

    Nada bate certo, não consigo perceber. Na rua dizem-me que as bolsas de estudo são entregues ao amigos dos amigos, e não a quem necessita. Querem saber os coitados que recebem bolsas ? Muitos são da elite Oliveirense, para que querem estes bolsas de estudo? não deveriam ser entregues a quem realmente precisa? Mas já vi que estas contas não entram nos estudos para as atribuições de mérito, o que conta é o lobby!

  • lopesnopsd

    Lopes, andas bem acompanhado. Então agora passaste para o PSD? Explica para mim

    • Mais uma

      Mais uma oportunidade perdida para estarem quietinhos.

  • António Lopes

    Não..! Cumprindo o mandato que os Oliveirenses em mim depositaram, estava só a empossar o Senhor Doutor Nuno Vilafanha no mandato a que, democraticamente, os Oliveirenses, também a ele confiaram..! Houve quem, antidemocraticamente, não gostasse de ver a democracia fluir. Vai daí começaram a inventar…Esclarecido..? Casa da Cultura, 18 de Outubro de 2013 , tomada de posse dos eleitos, nas eleições de 29 de Setembro…

  • passarbem

    Pronto Lopes. Desta vez tens razão. Enganei-me. Estás a ver? Quando se erra reconhece-se o erro, não é aí como o teu amigo Guerra Junqueiro com as caleiras. Honestidade intelectual acima de tudo. Passar bem

    • Guerra Junqueiro

      Honestidade acima de tudo.
      Quem desobstruiu a “caleira” desobstruída? Como a desobstruíram?
      Não dão conta do dó que metem?
      Uma coisa gostei, assinaste “lopesnopsd” e respondeste “passarbem”, tens muitos nomes, mas um só computador.
      Coitados de vós, tantos aqui a comentar, e têm todos que usar a mesma máquina, o que não tens que fazer para segurares os 10.000€ por ano. Nem para o computador ganhas. Vai lá acabar de fotografar a “caleira” para todos nos rirmos.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • francisco

    Doutor Nuno!!!? Também tive um burro que lia…

  • António Lopes

    Os Senhores enganam-se muito.Diria mesmo, quase sempre.O meu receio, como dizia Bertold Brecht, é que, quando descobrirem, já seja muito tarde.Diz-se que ando em campanha contra o Senhor Presidente e o PS. Eu, estou em Cabo Verde, de manga curta, tranquilinho. Os Senhores, honra lhes seja feita, lembram-se muito de mim…Saudades, arrependimento, má fé..? Pois… “só Deus sabe o abismo que anda dentro de cada um de nós”..! Com o meu, convivo razoavelmente…

    • Guerra Junqueiro

      «Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar.» – Friedrich Wilhelm Nietzsche

      Já não o vêem, por isso teimam em não o assumir.

      Cumprimentos
      Guerra Junqueiro

  • Fernando Pessoa do Ervedal

    João Paulo Albuquerque,

    “Já não o vêem, por isso teimam em não o assumir.”

    Isso aplica-se à caleira, por preguiça e mau profissionalismo não te deste ao trabalho de verificar a existência da caleira. Vai daí solta-se um sem número de inverdades num comentário de uma notícia que ocorreu há mais de um mês.
    Enfim….
    O mais grave é não assumires o teu erro e vires a terreiro com desculpas infantis. Assim não te levam a sério!

    Tanto tu como os teus heterónimos demonstram uma grande dose de desejo de vingança. O que te levou isso não sei. O que sei é que isso ridiculariza os teus comentários.

    Queres um exemplo? Todos sabem que assinas como Guerra Junqueiro. O facto de o Guerra Junqueiro comentar o artigo de opinião do João Paulo Albuquerque é de loucos!!!

    • 2ª Leitura

      Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses

      Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever.
      Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como um ladrão, de noite.
      Quando as pessoas disserem: “Paz e segurança!”, então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar.
      Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão.
      Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios.

    • Avoense

      Fernando Pessoa,não meta o Ervedal nestas coisas…Olhe há dias fui a Viseu,passei por essas bandas e verifiquei que as rotundas do Ervedal e Vila Franca estão uma vergonha…a de Lagares está linda.

      • Politicalex

        Whay? Não são as duas freguesias governadas pelo mesmo tipo de gente..? São as duas freguesias que mais “capinam” do orçamento Municipal…! As bandeirinhas e afilhadagem florescem por essas bandas..!

        • Avoense

          Bravo Politicalex….para quê mais palavras… são artistas portugueses.

          • RRREWR

            CBNGHDGH

          • RRREWR

            WTRWERTWEFTWEGFTER

        • PARVALHÃO

          WRTWRTWRTRWT

      • UYYRY

        RUYHRHJURYJURY6U46

  • Politicalex

    Aprovaram 80 mil euros ano.Cortaram, só concederam 35 041 00 euros e, vejam lá, levam menção honrosa..! Estão “gozando ka gentche, né pessuau”..?