Oliveira do Hospital recebeu galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi distinguido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no dia 16 de setembro em Torres Vedras, com o Galardão ECOXXI 2013 pelas boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

Oliveira do Hospital foi um dos municípios estreantes desta edição, tendo conseguido uma classificação com pontuação acima dos 60 por cento, fator que foi destacado pela organização, que referiu que “tendo em conta que é o primeiro ano em que se candidatam, o galardão é, de facto, merecido” e sublinhou o trabalho de todos os técnicos envolvidos na candidatura.

Galardoado no primeiro ano em que apresentou uma candidatura ao ECOXXI, o Município de Oliveira do Hospital foi um dos quatro municípios convidados pela ABAE para prestar um testemunho de boas práticas na cerimónia pública de divulgação dos resultados, que reuniu todos os municípios concorrentes. O vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, foi o orador da apresentação que versou sobre o “Indicador 4 – Agenda 21 Local e Participação Pública”, área onde, de acordo com a organização, “se evidencia um bom trabalho realizado pelo município”. “Oliveira do Hospital gosta de avaliar o desempenho das suas políticas e das suas práticas, e gosta de integrar redes e parcerias. Esta é a sua base de atuação”, sublinhou José Francisco Rolo, antes de revelar que para além da adesão à iniciativa ECOXXI, “Oliveira do Hospital acaba de integrar a Rede de Cidades e Vilas de Excelência”.

“Este galardão honra a gestão do município e distingue os oliveirenses enquanto comunidade. É o reconhecimento, por parte de um organismo independente, dos indicadores de desenvolvimento, progresso e participação de toda a comunidade concelhia nos níveis de bem estar de que hoje dispomos”, acrescentou o responsável, considerando que, “escolas, empresas, IPSS, bombeiros, cidadãos, voluntariado, Gabinete de Inserção Profissional, Conselho Municipal de Defesa da Floresta, entre tantos outros, estão de parabéns, pois foi reconhecido o resultado do seu envolvimento”.

A distinção ECOXXI visa identificar e reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Foram 32 os municípios a candidatarem-se ao galardão em 2013, tendo sido atribuídas 31 bandeiras Verdes ECOXXI. Oliveira do Hospital foi o município melhor classificado em três indicadores: Agenda 21 Local e Participação Pública, Emprego, Gestão e Conservação da Floresta.

LEIA TAMBÉM

Atropelamento mortal em Candosa, concelho de Tábua

Mulher morreu hoje em Oliveira do Hospital vítima de atropelamento na EN17 junto ao Lidl

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de …

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …