Oliveira do Hospital recria Feira “Republicana”

 

Os visitantes que, amanhã, acorrerem ao mercado municipal de Oliveira do Hospital e imediações serão brindados com a recriação de uma feira “Republicana”.

Realizada no ano em que se assinala o centenário da República Portuguesa, a iniciativa vai ser protagonizada por elementos do conhecido grupo Viv’arte que, ao longo de todo o dia, recriarão o cenário típico de uma feira republicana.

Destaque para a realização de jogos populares, teatro de fantoches e danças tradicionais e, zaragatas entre populares e burgueses.

Com lugar para cantigas ao desafio, a iniciativa vai ainda contar com os tradicionais saltimbancos, ao mesmo tempo que recriará a partida dos pastores e seus rebanhos para os pastos da transumância.

Os desacatos serão uma constante na feira onde, também, será visível a carroça dos actores itinerantes e a leitura pública do jornal “O Século” e a mobilização para a Flandres.

A partida dos mancebos e as comovidas despedidas avizinham o final da Feira que encerra com o discurso do Regedor. Paralelamente à realização da Feira Republicana, decorrerá todo o programa da XIX Festa do Queijo e Outros Produtos Locais de Qualidade, onde o Queijo Serra da Estrela e as restantes iguarias gastronómicas terão lugar de destaque.

De realçar ainda a realização do Concurso de Doçaria, o fabrico de Queijo Serra da Estrela ao vivo e a tosquia de ovelhas.

O certame contará com a visita do Secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro. É igualmente esperada a presença do líder nacional do CDS-PP, Paulo Portas.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …