Oliveira do Hospital recria Feira “Republicana”

 

Os visitantes que, amanhã, acorrerem ao mercado municipal de Oliveira do Hospital e imediações serão brindados com a recriação de uma feira “Republicana”.

Realizada no ano em que se assinala o centenário da República Portuguesa, a iniciativa vai ser protagonizada por elementos do conhecido grupo Viv’arte que, ao longo de todo o dia, recriarão o cenário típico de uma feira republicana.

Destaque para a realização de jogos populares, teatro de fantoches e danças tradicionais e, zaragatas entre populares e burgueses.

Com lugar para cantigas ao desafio, a iniciativa vai ainda contar com os tradicionais saltimbancos, ao mesmo tempo que recriará a partida dos pastores e seus rebanhos para os pastos da transumância.

Os desacatos serão uma constante na feira onde, também, será visível a carroça dos actores itinerantes e a leitura pública do jornal “O Século” e a mobilização para a Flandres.

A partida dos mancebos e as comovidas despedidas avizinham o final da Feira que encerra com o discurso do Regedor. Paralelamente à realização da Feira Republicana, decorrerá todo o programa da XIX Festa do Queijo e Outros Produtos Locais de Qualidade, onde o Queijo Serra da Estrela e as restantes iguarias gastronómicas terão lugar de destaque.

De realçar ainda a realização do Concurso de Doçaria, o fabrico de Queijo Serra da Estrela ao vivo e a tosquia de ovelhas.

O certame contará com a visita do Secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro. É igualmente esperada a presença do líder nacional do CDS-PP, Paulo Portas.

LEIA TAMBÉM

O ódio à escola. Autor: Renato Nunes

7h00. O despertador toca e Mauro enrola-se nos cobertores, assim que consegue silenciar o maldito …

Quem compra pássaros? Autor: Renato Nunes.

Todos os sábados, quando ainda mal amanhece, saio de casa em direcção ao mercado semanal. …