Oliveira do Hospital surpreende pároco local na hora da despedida

 

… têm-se multiplicado as manifestações de carinho.

Fruto de uma remodelação no arciprestado de Oliveira do Hospital e da sua própria vontade que teve oportunidade de manifestar ao Bispo da Diocese de Coimbra, António Borges de Carvalho prepara-se para deixar a paróquia de Oliveira do Hospital, mantendo a seu cargo apenas as paróquias de S. Paio de Gramaços e de Santa Ovaia.

Para o substituir e assegurar a designada unidade pastoral de Oliveira Norte, tem lugar no próximo domingo, 16 de setembro, pelas 15h00, uma missa no parque do Mandanelho onde o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, dará posse aos dois novos sacerdotes – António Jesus de Melo Loureiro e Paulo Fernando Silvestre Filipe – que vão contar com o apoio do diácono Francisco Elói Martinho Prior Claro.

Os três novos elementos ficarão responsáveis pelas freguesias da Bobadela, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Lajeosa, Lagos da Beira, Meruge, Oliveira do Hospital, Seixo da Beira e Travanca de Lagos.

Anunciada que está a saída de Borges de Carvalho da paróquia de Oliveira do Hospital, onde exerceu funções nos últimos 15 anos, têm-se multiplicado as manifestações públicas de carinho para com o homem que deixa saudade como padre, professor, amigo e conselheiro.

“É tão raro haver isto que confesso que não estava à espera”, comentou o pároco Borges de Carvalho ao correiodabeiraserra.com, confessando-se impressionado com a homenagem que, ontem, lhe foi feita pela comunidade oliveirense e que reuniu mais de duas centenas de pessoas. Um gesto que entende como “espontâneo” e de “verdadeira amizade e carinho” já que a população, ao fim de 15 anos, “não me deve nada”.

De saída da paróquia de Oliveira do Hospital, Borges de Carvalho tem dificuldade em avaliar os 15 anos ali passados, certo porém de que “foi um tempo bom” em que pôde contar “com a amizade de todos”. “Não tive quaisquer problemas”, refere tranquilo o sacerdote que se regozija por ter conseguido “levar por diante o que pensava”.

Borges de Carvalho tem a registar os bons resultados do trabalho feito junto das crianças, dos jovens e dos casais. “Não falharam comigo”, diz satisfeito.

Há 48 anos no concelho, António Borges de Carvalho é natural de Coja e prepara-se para comemorar o 73º aniversário. Uma efeméride que fica marcada pela saída da paróquia de Oliveira do Hospital e pelo regresso a Santa Ovaia, onde já tinha sido pároco, mantendo-se também à frente da paróquia de S. Paio de Gramaços.

LEIA TAMBÉM

Presidente da República a caminho de Oliveira do Hospital e António Costa reunido com presidentes de Câmara naquela cidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a caminho de Oliveira do Hospital …

PSA Mangualde interrompe produção devido aos incêndios

A fábrica da Citroën, do grupo PSA, em Mangualde, interrompeu a produção devido aos incêndios …