Oliveira do Hospital vai contar com sistema de optimização de deposição de resíduos

O concelho de Oliveira do Hospital é um dos 16 municípios do Planalto Beirão que vai contar com contentores enterrados para a deposição de resíduos indiferenciados e de “ilhas ecológicas” para papel/cartão, plástico/metal e vidro. Ao todo, serão disponibilizados aproximadamente 5 milhões de euros destinados à aquisição e instalação destes equipamentos de grande capacidade depois da empresa Sotkon Portugal ter vencido o concurso público.

Este investimento é comparticipado pelo Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e o grande objectivo de proteger e melhorar o ambiente urbano, assim como o de promover a eficiência dos recursos com a melhoria do sistema de deposição e da recolha dos resíduos sólidos urbanos, um sistema que já está a ser instalado em Mangualde e que irá contar com 46 contentores enterrados, cuja instalação se concretizará até final do ano, num investimento que atingirá cerca de 1 milhão de euros somente para esta localidade.

Oliveira do Hospital, Tábua, Seia, Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Gouveia, Mortágua, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Tondela, Viseu e Vouzela são os concelhos que se seguem na instalação dos equipamentos. No final, estes municípios vão contar com 750 unidades de contentores enterrados que estarão ao serviço de uma população que ronda os 325 mil habitantes, sendo que 565 unidades se destinam à deposição de resíduos recicláveis e 177 unidades para a deposição de resíduos indiferenciados. O município de Seia terá a instalação de dez equipamentos enterrados Sotkon, optimizados com tecnologia de controlo de acesso para utilizadores, ficando, assim, apto a aplicar o sistema de taxação de resíduos PAYT (pay-as-you-throw), considerado um sistema de taxação mais justo para o cidadão.

Para a Sotkon, “trata-se de um projecto desafiante e que nos enche de orgulho, mas que é assumido com naturalidade e com muita responsabilidade. Os equipamentos Sotkon são, sem dúvida, a solução mais resistente, duradoura, comprovadamente mais eficiente e económica, no que respeita ao armazenamento temporário de grande capacidade para resíduos. Acreditamos que os municípios abrangidos pela medida verão o seu espaço urbano melhorado e muito mais limpo”, referiu o Director Executivo da empresa, Hélder Barbosa.

LEIA TAMBÉM

Município de Oliveira do Hospital volta a ser distinguido como amigo das famílias

Oliveira do Hospital volta a estar entre os setenta municípios que foram distinguidos por adoptarem …

“Senti que não tinha condições para continuar a exercer o cargo para o qual fui eleito”

O presidente da Junta de Freguesia de Travanca de Lagos assegurou ao CBS que renunciou …