Oliveira do Hospital volta a abraçar projeto cívico “Limpar Portugal”

O concelho de Oliveira do Hospital prepara-se para mais uma ação de limpeza e erradicação de lixeiras. Trata-se do projeto “Limpar Portugal” que, no dia 24 de março, vai decorrer em todo o território nacional e que volta a contar com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da AMO PORTUGAL – Associação Mãos à Obra Portugal, este ano sob a égide Let’s Do It! World Clean Up 2012.

Numa atitude de “civismo ambiental e respeito pela natureza e sua preservação”, a iniciativa “Limpar Portugal 2012”, decorrerá numa ação concertada entre várias entidades.

À semelhança do que já aconteceu em anos anteriores, a iniciativa vai decorrer numa lógica de parceria entre a Câmara Municipal, as juntas de freguesia, voluntários, bombeiros, GNR (SEPNA), escolas,associações ou outras entidades que desejem fazer parte do projeto de natureza cívica.

Inserida no quadro dos objetivos da Agenda 21 Local de Oliveira do Hospital, a iniciativa já foi objeto de uma reunião de preparação, onde se delinearam os procedimentos necessários para a sua execução. A caminho de mais uma ação, importa um olhar sobre os números afetos a anteriores iniciativas.

De acordo com o município, em 2010 e 2011, a iniciativa contou com a participação de sete freguesias, 15 parceiros, 20 veículos e 300 voluntários, tendo sido recolhidas cerca de 15 toneladas de lixo.

Números que levam a autarquia oliveirense a dar como certa a continuidade da ação cívica e pedagógica. “É um sinal inequívoco de paixão e pertença a um território que se pretende despoluído, ao mesmo tempo que cria raízes e boas práticas para o futuro das crianças e jovens do concelho de Oliveira do Hospital e demais população”, adianta o município.

LEIA TAMBÉM

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase …

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio de Tábua reacendeu-se e mobiliza centenas de bombeiros

O incêndio que ontem deflagrou em Tábua, está novamente activo. O reacendimento aconteceu ao início da tarde …