Oliveira do Hospital volta a manifestar indignação pela falta de médicos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em conjunto com a Comissão de Cidadãos pela Saúde, colocou um outdoor na rua onde chama a atenção para o problema da falta de médicos que assola o concelho. “Exigimos cuidados de saúde para todos os oliveirenses” é uma das mensagens que surge no cartaz que desde quarta-feira se encontra expostos no concelho. O cartaz destaca ainda outras duas frases: “Urgente! Grávidas, crianças e idosos precisam de médicos” e “queremos médico de família. A saúde não é um luxo”.

A falta de médicos tem sido um dos problemas constantemente debatidos nas assembleias municipais. Vários presidentes de juntas de Freguesia também têm manifestado a sua preocupação. A Junta de Freguesia de Lagares da Beira ainda recentemente alertou que irá endurecer a luta se não for colmatada brevemente a falta de médico na sua extensão de saúde, uma situação que se arrasta há quase dois anos e que afecta dois mil utentes.

Este cartaz surge depois do presidente da autarquia ter afirmado na última Assembleia Municipal, em Fevereiro, ter a garantia do Ministério da Saúde de que serão colocados mais dois médicos no Centro de Saúde da cidade no próximo concurso. José Carlos Alexandrino explicou ainda na altura que o secretário de Estado da Saúde se mostrou interessado na ideia que o autarca lhe apresentou e que passa por incorporar um médico e um enfermeiro na Unidade Móvel de Saúde que, neste momento, faz serviço nas freguesias de Aldeia das Dez, S. Gião e Lourosa.

O autarca, recorde-se, tem procurado soluções para o problema. Chegou mesmo a apresentar no ano passado aquilo que o próprio designou por sistema revolucionário. O projecto não avançou e José Carlos Alexandrino disse depois suspeitar que a sua ideia terá sido travada nos corredores da política, pela mão do PSD Coimbra, com medo que o próprio autarca acabasse imortalizado e lhe erguessem uma estátua.

LEIA TAMBÉM

tractor

Vítima de acidente com tractor em Oliveira do Hospital faleceu no Hospital de Seia

Um homem que ficou gravemente ferido num acidente com um tractor agrícola em Oliveira do Hospital …

“CORO” DA HEGEMONIA PS NA CÂMARA E NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ACTUOU DURANTE A EDIÇÃO 2018 DA EXPOH – OLIVEIRA DO HOSPITAL. Autor: João Dinis

Escrevo este “opinião” a 30 de Julho de 2018. Ontem à noite, fui a Oliveira …

  • Vermelhão

    Se não fosse um problema, só dava para rir. O nosso presidente deve estar à espera que, quem pode resolver o problema venha ler o cartaz. Que meta perninhas ao caminho e vá a Lisboa, ou onde tiver de ir. Está à espera que cá venham? Ainda não reparou que a resposta que lhe deram, é a mesma que dão sempre que questionados sobre o assunto em todo o lado? Vai ter uma estátua, vai. Mas é no quintal dele para afugentar os pássaros.