Oliveirense Rafael Delaunay entre a elite do triatlo todo-o-terreno na Alemanha

O atleta oliveirense Rafael Delaunay Gomes, conhecido pelas suas prestações nas provas de Ironman, vai participar na versão elite (atletas profissionais) do Campeonato da Europa de Triatlo todo-o- terreno designado por XTERRA. A competição decorre este sábado em Zittau, na Alemanha, e conta com a participação de 50 profissionais, num total de 300 atletas. Esta é mais uma prova que irá testar a recuperação do desportista que este ano foi sujeito a uma intervenção cirúrgica.

O XTERRA é uma versão do circuito de Ironman, mas na vertente todo-o-terreno. As distâncias são nesta modalidade substancialmente mais curtas e disputadas fora de estrada. Compreende 1500 metros de natação (contra os 3800 do Ironman), 34 quilómetros de bicicleta todo-o-terreno (180 quilómetros em bicicleta de estrada do Ironman) e 10 quilómetros de Corrida Trail, realizada em percursos de natureza com diferentes níveis de dificuldade (no Ironman o circuito é de 43 quilómetros em estrada). “O objectivo agora é ganhar experiência competitiva dentro desta competição onde estão presentes os melhores do mundo da modalidade”, explica ao Correio da Beira Serra momentos antes de participar num dos primeiros treinos na Alemanha, frisando ainda que não é neste tipo de competição que se sente mais à vontade, embora tenha atributos que lhe permitem ser dos melhores portugueses. “Sinto-me melhor no Ironman. Sou um puro atleta de resistência. No XTERRA tenho também boas qualidades. Sou bom tecnicista na bicicleta e gosto de correr e pedalar no meio da natureza”.

Dada a concorrência e a fase de preparação em que se encontra, Rafael Delaunay Gomes diz não ter grandes ilusões de chegar ao pódio na Alemanha. “Sinto-me motivado para poder fazer a partir de agora bons resultados. Mas ainda tenho que caminhar um pouco para chegar à plenitude da minha forma. A grande condicionante é arranjar tempo para treinar. Ficar entre os 20 primeiros já seria um excelente resultado”, conta este atleta que diz estar a trabalhar no sentido de chegar na melhor forma às grandes apostas da temporada: o Iberman (Campeonato ibérico de IRONMAN) em Outubro e o Campeonato Nacional de Triatlo Longo em Novembro. “Esses são os grandes objectivos para esta época”, remata.

O atleta de Oliveira do Hospital, recorde-se, teve uma paragem forçada devido a uma intervenção cirúrgica a que foi sujeito no início de Abril e só regressou em Junho às competições ao mais alto nível. Foi em Espanha, onde conseguiu um segundo lugar absoluto, entre 700 atletas, no IRONMAN NORTHWEST TRIMAN. O resultado, com apenas sete semanas de treino, acabou por surpreender o próprio atleta. “Podemos considerar que Rafael está motivado para continuar a obter bons resultados, visto estar há tão pouco tempo a treinar e a recuperar da operação”, referiram, na altura, os representantes do atleta.

LEIA TAMBÉM

Governo promete em Oliveira do Hospital que “vai mesmo avançar” com cadastro florestal e investir nos sapadores

O primeiro-ministro, António Costa, prometeu hoje em Oliveira do Hospital que o Governo “vai mesmo avançar” …

Penalva de Alva em festa no fim-de-semana e Tuna Recreativa Penalvense volta a actuar seis meses depois

As tradicionais Festas de Verão em Penalva de Alva regressam este fim-de-semana. A edição deste …