Oliveirenses chamados a votar nas legislativas de 5 de junho

 

Os partidos políticos esgotam hoje o período de campanha eleitoral para as eleições de 5 de junho.

Quando faltam menos de 48 horas para a abertura das secções de voto espalhadas por todo o país e as sondagens apontam para a vitória do PSD, os portugueses são convidados a refletir e a votar naquele que entendem ser o partido político melhor habilitado para conduzir os destinos do país, à luz das imposições da “troika”.

Fora de cenário deverá estar, contudo, a conquista de uma maioria absoluta por parte dos dois maiores partidos políticos portugueses, pelo que, alguns quadrantes políticos chegam a prever a formação de uma coligação com o partido de Paulo Portas.

Decorrentes do pedido de demissão apresentado pelo primeiro-ministro José Sócrates, na sequência do chumbo do PEC 4 pela oposição, na Assembleia da República, as eleições legislativas do próximo domingo dão prova do curto reinado do governo socialista, que saiu do último ato eleitoral com maioria relativa.

Realizadas a 27 de Setembro, as eleições legislativas de 2009 traduziram-se na vitória do PS com 36,55 por cento dos votos, seguido pelo PSD (29,11), CDS-PP (10,43), BE (9,82) e PCP (7,86). A abstenção centrou-se nos 40,26 por cento.

Em Oliveira do Hospital, o partido de José Sócrates também foi o mais votado com 38,99 por cento dos votos, seguido pelo PSD com 37,02 por cento. O CDS-PP somou 9,71 por cento, o BE 6,55 e o PCP ficou-se pelo 2,43 por cento. Dos 19 468 oliveirenses inscritos, votaram 12 630. A abstenção situou-se nos 36,12 por cento.

No próximo domingo, os portugueses voltam a ser chamados às respetivas secções de voto. Os primeiros resultados a nível concelhio vão ser divulgados pelo correiodabeiraserra.com, que se prepara para acompanhar os momentos após o encerramento das mesas de voto.

LEIA TAMBÉM

Nova liderança da JSD de Oliveira do Hospital quer colocar problemas dos jovens na agenda política local

Virgílio Salvador, de 26 anos, foi eleito no domingo presidente da Juventude Social Democrata de …

«Castração» política em Oliveira do Hospital. Autor: João Cruz

Passados 44 anos após o 25 de Abril de 1974, vive-se hoje em Oliveira do …