Home - Opinião - Os jovens

Num tempo em que o Senhor Presidente da República inicia a segunda ronda do Roteiro da Juventude foi reconfortante participar, na nossa terra,...

Os jovens

… num debate sobre a participação cívica dos jovens. Um debate organizado com o entusiasmo, a inteligência e a alegria do João Almeida e do André Pereira, alunos da Escola Secundária de OHP.

Um debate que teve, infelizmente, como principal apontamento, como muito bem fez notar a jornalista Liliana Lopes, a pouca participação jovem.

É aí, nessa débil participação jovem, que devemos focar a nossa atenção. Há quem diga que o problema é dos jovens. São eles que não querem participar, que se auto-excluem! Depois há quem ache, que o problema é geral e que a falta de participação é de toda a sociedade. Por último, há quem pense que não nos devemos resignar e que está na hora de chamar a juventude à participação, de imiscuí-la na vida social e de lhe oferecer responsabilidade política.

Sou daqueles que, embora aceitando que há jovens que se excluem e passam, dessa forma, “cheques em branco” à classe política e que o problema é de facto um mal geral, embora seja mais preocupante na juventude porque é dela a primeira responsabilidade renovadora, continuo a pensar que a solução está na atribuição de responsabilidades políticas e sociais aos jovens.

Só assim, chamando-os a ocupar lugares relevantes na vida pública e social podemos ter a ambição de assistir ao crescimento da sua participação.

Mais, a participação cívica, bem como a desportiva, têm ainda outra valência. A valência de ajudar na fixação e no retorno dos nossos jovens. O jovem que participa na vida cívicapolítica do concelho ou o jovem que joga hóquei ou futebol no clube da terra terão sempre um móbil para o seu regresso semanal, quando estudam fora, e para a sua fixação quando pensam em estabelecer-se.

Creio, assim, que é dever de todos os partidos políticos nas eleições autárquicas deste ano encherem as suas listas com essa reserva vital e essa força reformista que se chama juventude. No CDS já começámos.

Luís Lagos
*Vice-Presidente do CDS/PP

LEIA TAMBÉM

Capitão Salgueiro Maia  –  do Herói até ao Homem. Autor: João Dinis

Para mim e para quase todos aqueles (e não só para estes) que testemunharam comportamentos …

Vacinas e pandemias. Autor: Luís Monteiro

Mary Wortley Montagu (1689-1762) foi uma escritora e poetisa notável. O nome da aristocrata inglesa …