“Os Músicos de Bremen”na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

No âmbito da semana de celebração do Dia dos Namorados, o serviço educativo da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está a dramatizar a história “Os Músicos de Bremen”, inspirada na obra dos Irmãos Grimm.

Nesta época dedicada ao S. Valentim pretende-se celebrar o amor entre os amigos e o valor da amizade e a importância de ter amigos na nossa vida, para a nossa felicidade e partilha. “Os Músicos de Bremen” é uma história que aborda precisamente esta temática. Conta a história de quatro animais – um burro, um cão, um gato e um galo – que, por estarem a fiar velhos e inúteis, são maltratados pelos seus donos. Juntos descobrem uma forma de ser feliz. Ao perceber que maus ventos sopravam para o seu lado, o jumento fugiu e tomou o caminho de Bremen onde sonha ser músico. Depois de percorrer um bocado de estrada deu de cara com um cão de caça, enfraquecido. Mais à frente encontram um gato e depois um galo que se juntam ao grupo e chegam a Bremen com a vontade de formar uma banda musical.

Um dos objetivos desta dramatização, com recurso a fantoches, é o de colocar a criança em contacto com o património literário universal, elemento indispensável na sua formação, e que é também função da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

Esta história tem também uma forte componente musical sendo que é selecionada uma canção para cada personagem, que a retrate e cuja letra consiga transmitir a emoção que a personagem está a sentir no momento. O serviço educativo da Ludoteca considera que a componente musical além de ser estimulante na história é também fundamental na formação da criança.

No final da história, as crianças são presenteadas com uma canção de origem italiana que retrata diferentes instrumentos e que os animais iriam tocar na banda que pretendiam formar. “Os Músicos de Bremen” é dirigida ao público em idade pré-escolar e que frequenta o 1.º ciclo do ensino básico e está sujeita a marcação prévia. Ainda no âmbito da celebração do amor e da amizade será dramatizado durante este mês um novo conto, “O Casamento da Gata”.

LEIA TAMBÉM

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Filho preso por suspeitas de ter matado mãe com martelo em Viseu

O homem de 37 anos suspeito de ter matado a mãe em Santarinho, no concelho …

Um morto e dois feridos em acidente em Viseu

Uma colisão entre dois veículos ligeiros hoje de manhã, em Sátão, distrito de Viseu, provocou …