Os Verdes distribuem girassóis tristes e alegres por Oliveira do Hospital

As Jornadas Ecologistas do Distrito de Coimbra, promovidas pelo Colectivo Regional do Partido Ecologista “Os Verdes”, começam amanhã em Oliveira do Hospital, abordando temas como os recursos hídricos e a floresta. Uma iniciativa que conta com o deputado do PEV, José Luís Ferreira. Mas o evento na sua globalidade pretende abordar outras áreas como a mobilidade e os transportes, recursos geológicos, o património natural e a orla costeira.

Estas jornadas, explicam os responsáveis, visam assinalar alguns exemplos de problemas económicos, sociais, ambientais e culturais do Distrito de Coimbra, problemas que têm impedido o seu desenvolvimento e hipotecado a qualidade de vida das suas populações. Nestas jornadas, sublinham, serão também assinaladas opções, intervenções ou potencialidades da região que merecem ser valorizadas, pelo bem-estar que geram às populações, e desenvolvidas como forma de promover o desenvolvimento e romper com a crise o País atravessa.

Imagem2 - negativo_1Para assinalar os aspectos negativos, “Os Verdes” colocarão junto dos respectivos locais um girassol laranja e triste. Para assinalar as questões positivas, “Os Verdes” colocarão, junto aos respectivos locais, um girassol verde e alegre. O programa começa pelas 10h45, em São Paio de Gramaços, com a colocação de “girassol triste” junto à Ribeira de Cavalos, que, segundo os Verdes, “tem sido várias vezes castigada com descargas de efluentes provenientes, aparentemente, da unidade fabril da Sonae Indústria”. Outro “girassol triste” ficará em frente à SONAE Indústria, o que no entender dos Verdes se justifica, “pelos danos provocados ao ambiente nomeadamente pelos efluentes que derivam da sua actividade”. Junto à ETAR de Meruge irá ser colocado um “girassol alegre”, mas nas proximidades das fossas sépticas da mesma localidade será colocada a versão triste da flor, a mesma versão que irá assinalar a área de pinhal (Meruge) “nas proximidades de uma zona que se mantém afectada pela doença do Nemátodo da madeira do pinheiro”. O dia termina com uma conferência de imprensa ao final do dia, pelas 16.30h, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Tragédia dos incêndios em Oliveira do Hospital: cinco mortes, destruição, luto e escolas encerradas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital decretou hoje três dias de luto municipal em …

Comentários aos resultados eleitorais em Oliveira do Hospital. Autor: João Dinis, Jano

Grande vitória da CDU na Freguesia de Meruge!  A nível municipal, porém, sai muito ferida …

  • desalinhado

    Carregue João Dinis!!!!! Venha mais vezes a S. Paio e em vez dos Verdes traga a QUERCUS.Pò, Ruído, festa da Espuma em fontes, etc, etc, venham que não se arrependem.

  • pintarolas

    levamos-te o mecânico, andas de facto tantas vezes desalinhado, que faz mesmo falta alinhar a direção