“Os Verdes” questionam governo sobre futuro da EB1 de Vila Franca da Beira

… na Assembleia da República dirigida ao ministério da Educação.

“É intenção do governo encerrar a Escola Básica de Vila Franca da Beira?”. A questão é feita pelo deputado na Assembleia da República do grupo parlamentar “Os Verdes” e dirigida ao ministério da Educação e Ciência, com o objetivo de apurar o destino a dar à escola que acolhe alunos da freguesia e de Aldeia Formosa.

Na questão que entregou na Assembleia da República, José Luís Ferreira chama a atenção para a ameaça de encerramento que paira sobre aquela escola que “serve as povoações de Vila Franca da Beira e de Aldeia Formosa e tem sido alvo de investimentos por parte das autarquias que lhe têm dedicado esforço, carinho e muitas atenções”.

“A política deve estar ao serviço das populações, com as populações, e não contra elas”, começa por sublinhar o deputado que invoca a posição unânime de todos os agentes educativos – conselho municipal de Educação, comissão social inter-freguesias da Cordinha, órgãos e representantes do Agrupamento de Escolas da Cordinha, junta e a assembleia de freguesia de Vila Franca da Beira – de “indignação” face à possibilidade de encerramento, que entendem como “uma violação dos direitos das suas crianças”.

Na leitura que faz à situação em torno da EB1 de Vila Franca da Beira, José Luís Ferreira chega a compará-la com a cena do “condutor que vai em contra-mão e ao ver os inúmeros veículos em sentido contrário diz que são os outros que estão errados”.

Para além de pretender obter uma resposta clara acerca do futuro da EB1 de Vila Franca da Beira, o deputado do grupo parlamentar “Os Verdes” questiona o governo sobre “as razões objetivas” que possam conduzir ao encerramento. Do mesmo modo quer saber se o governo vê no encerramento de serviços um contributo para o combate à desertificação.

No ano letivo que agora termina, a EB1 de Vila Franca da Beira contou com um total de 12 alunos, havendo porém perspetiva de aumento do número de estudantes já no próximo ano letivo.

No concelho de Oliveira do Hospital a ameaça de encerramento não se esgota na EB1 de Vila Franca da Beira, estando também referenciadas as EB1 de Senhor das Almas e Travanca de Lagos.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …