Céu geralmente muito nublado, aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e queda de granizo e ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Outono começa às 16h44 com condições meteorológicas características

Esta é a previsão que o Instituto de Meteorologia aponta para esta segunda-feira, 22 de Setembro, dia em que começa o Outono em Portugal Continental e com hora marcada para as 16h44.

A chegada do Outono antecede a alteração da hora, que acontece no próximo dia 26 de Outubro, dando início à chamada Hora de Inverno. Nesse dia, quando forem 02:00 em Portugal continental, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos. O equinócio do Outono no Hemisfério Norte marca o “instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, cruza o equador celeste”, de acordo com a definição do Observatório Astronómico de Lisboa. Equinócio é uma palavra de origem latina que significa “noite igual ao dia”, dado que, nestas datas, dia e noite têm igual duração.

Sublinhe-se que as condições meteorológicas adversas já marcaram todo o fim-de-semana, sendo que foi durante a tarde e noite de ontem e madrugada de hoje que as chuvas fortes mais efeitos causaram, chegando até a provocar estragos em alguns pontos do país, como em Coimbra, Porto e Albufeira. No entanto, segundo o Instituto de Meteorologia, as chuvas ocorridas são normais para a época do ano, que apresenta condições meteorológicas semelhantes a um clima tropical.

LEIA TAMBÉM

ANCOSE ajuda a salvar queijo Serra da Estrela com reforço dos rebanhos

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE) reforçou os rebanhos dos …

Autarcas avançam para tribunal para travar fecho dos CTT nas Beiras e Serra da Estrela

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que vai avançar …