Ovinos reprodutores Serra da Estrela exportados para Angola

Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (Ancose) anunciou hoje a exportação de ovinos reprodutores Serra da Estrela para Angola, mais precisamente para a província do Lubango. A TAP assegurou o transporte dos animais.

“Este é mais um marco histórico para esta Associação, bem como para a raça Serra da Estrela, indo de encontro a mais uma linha de trabalho que esperamos a curto prazo ser uma aposta ganha. Marco histórico também para a TAP que pela primeira vez assegurou o transporte de ovinos a partir de Portugal”, explica numa nota o presidente da direcção da ANCOSE, Manuel da Conceição Marques, aproveitando ao mesmo tempo para agradecer aos criadores portugueses. “Queremos também realçar o empenho e dedicação dos nossos criadores na preservação e melhoramento desta raça, permitindo assim dar passos firmes no sentido da sua internacionalização”, sublinha.

A ANCOSE é uma organização de ovinicultores que tem desde 6 Novembro de 1981, representado os interesses dos seus 4 mil associados em vários fóruns nacionais e internacionais. “Esta Associação tem defendido a preservação da raça autóctone Serra da Estrela, o seu melhoramento e selecção, bem como a sua expansão ao longo dos seus 33 anos de existência”, refere ainda na nota.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …

  • Queijeiro

    Excelente medida, assim, num futuro próximo já podemos ter a maior feira do queijo da serra da Estrela, sem ter necessidade de fazer os queijos com leite Espanhol, passamos a utilizar o leite Angolano mas destas ovelhas.
    Aí depois, já se arranja leite suficiente para fazer o maior requeijão do mundo.

  • Mitómano

    Já que por aqui as tratam tão mal, também elas emigram..! Em 9000 temos 2 800 genuínas!!! No mês que vem temos a festa do queijo da Serra da “Guadarrama”…

  • Ele & Ela

    Podiam ter aproveitado e com as ovelhas ir também este executivo todo! E de preferência que ficasse lá muitos e bons anos!

  • Timoneiro

    Depois de ouvir a entrevista dada à Radio Boa Nova, estou contente por ver que as pessoas do mesmo tipo têm tendência a unir-se e a memória das pessoas é curta e interesseira. “… presto aqui publicamente a minha homenagem a José Carlos Alexandrino, presidente do município oliveirense, por tudo o que tem feito pela ANCOSE.” Em 2009 não queria nem sequer ouvir falar nele, a cor politica que ele enveredava não era compatível, agora já passou de besta a bestial. Estão mesmo bem um para o outro!

  • António Lopes

    Lá veio o Sr.Presidente da Ancose dizer, aos microfones da Boa Nova, que se anda a vender gato por lebre, nas grandes superfícies, no que diz respeito ao queijo da serra. Na própria festa feira, acontece o mesmo, com o protesto dos pastores e produtores, genuínos.
    Lamentavelmente, quem devia assumir e tentar resolver estas preocupações, ao menos na feira,está mais preocupado com a “maior e mais mediática” festa(não é feira) do “queijo Serra da Estrela” que de Estrela, só mesmo o nome, a maioria… Não é só no queijo que nos vendem gato por lebre…Na política… ui ui…

    • mimosa

      Não há leite que chegue para fazer o maior queijo, então vai-se para o requeijão, que até com “mimosa” se faz.

    • Jô Soares

      “As pessoas estão tão acostumadas a ouvir mentiras, que sinceridade demais choca e faz com que você pareça arrogante”.

    • Liberdade

      Lopes, se assim é agarra numas faixas com o teu acessório Pombo Junqueiro e no dia da Feira do queijo fazem a manif a porta. Escrevem o queijo é espanhol o Presidente da Ancose mente. Tipo á comuna. Tu és a paradória do concelho.

      • Guerra Junqueiro

        Faixas há lá muitas, de palha. Tenta resistires sem as comeres.

        Cumprimentos
        Guerra Junqueiro