Painel fotovoltaico é fonte de receitas

Com uma estimativa de receita mensal que deverá rondar os 400 e os 500 Euros, o painel fotovoltaico giratório de acompanhamento é já entendido como uma aposta ganha pela Associação Progressiva de Santo António do Alva (APSA).

Em funcionamento desde o passado dia 13 de Maio, o equipamento permite à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) rentabilizar a energia produzida através da luz solar, vendendo-a à EDP.

A nova aposta, que também passou pela colocação de um painel solar fixo para aquecimento interior e de águas sanitárias, traduziu-se num investimento de 26 mil Euros que foi suportado pela instituição, com o recurso à banca e com as bonificações aplicadas à área das energias renováveis. Tendo em conta que dentro de cinco anos, o investimento estará totalmente liquidado, a APSA não tem dúvidas de que está em face de um projecto rentável para a instituição, que espera alargar os seus horizontes no domínio do apoio social que vem assegurando, enquanto IPSS, desde Julho de 1993.

Pioneira no concelho no que respeita ao painel fotovoltaico giratório de acompanhamento, a APSA já equaciona a aposta num sistema de produção de energia durante o Inverno. “Através do rio Alva”, explicou ao Correio da Beira Serra, o responsável pela instituição, José Carlos Silva, sublinhando que esse “será o próximo passo”, já que “a água é gratuita e no Inverno não falta no rio”.

Concretizações e outras ambições…

Dedicada à prestação de serviços na área social, a APSA tem sob a sua alçada 25 utentes em Centro de Dia e 15 em valência de Apoio Domiciliário. Com um total de cinco funcionários fixos e uma Assistente Social, a IPSS dirigida por José Carlos Silva prepara-se para beneficiar de uma remodelação no espaço interior do centro de dia. Estimados em 31 mil euros – a Medida de Apoio à Segurança dos Equipamentos Sociais (MASES) financia em 50 por cento – os trabalhos vão incidir na zona da cozinha, casa-de-banho, dispensa e refeitório, onde a luz natural passará a ser uma constante. Também recentemente, a instituição apostou numa lavandaria profissional no valor de 50 mil Euros financiada a 50 por cento pela ADIBER.

Para além do apoio social que presta em Santo António do Alva e em localidades limítrofes, a Associação é também conhecida nas vertentes cultural e desportiva, com as prestações da tuna, do rancho e da equipa de futebol. A APSA tem ainda apostado no domínio da formação através de parcerias com várias entidades.

Contudo, a actuação da instituição não se esgota no que já está feito ou em curso. Ao CBS, José Carlos Silva informou que está em marcha uma candidatura para a aquisição de uma carrinha de nove lugares com elevador para deficientes, para a qual a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já se disponibilizou com 10 mil Euros. Com uma maior dimensão, o outro objectivo da Associação passa pela construção de um lar com capacidade para 40 idosos, gerador de 20 postos de trabalho. A ambição de José Carlos Silva é partilhada pelo restante corpo directivo que, também, espera por melhores dias para o parque merendeiro localizado nas margens do rio Alva. A este jornal, o responsável pela direcção da IPSS deu conta da necessidade urgente de melhorias naquele espaço a nível arquitectónico e paisagístico.

No leque de pretensões consta ainda a constituição de um museu etnográfico na desactivada escola primária da localidade. Para aquele edifício, a direcção da APSA, que aguarda pela cedência do espaço já solicitado à Câmara Municipal, conta também transferir a exposição com artigos da tuna e do rancho que mantém fechada na pequena sala localizada junto ao palco do parque merendeiro.

Com uma mão cheia de ambições, a APSA orgulha-se também dos benefícios que tem proporcionado à localidade. José Carlos Silva lembra que ainda recentemente a Associação procedeu à recuperação de dois açudes e recorda que, desde 1982, suporta todos os custos com a extensão de saúde que serve as freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …