PAN denúncia maus tratos sobre cães à venda na Serra da Estrela

O Partido PAN – Pessoas-Animais-Natureza anunciou ontem que denunciou junto do Ministério Público da Comarca da Guarda alegadas situações de maus-tratos a animais, nomeadamente cães, numa zona de acesso ao maciço central da Serra da Estrela. Em comunicado, o PAN, que elegeu um deputado nas últimas legislativas, refere que fez seguir para as autoridades provas de que, “junto à estrada que dá acesso à Torre da Serra da Estrela, se encontram inúmeros casos de venda ilegal de animais”.

“As pessoas que efectuam as vendas acabam por deixar os cães expostos ao frio e chuva durante dias inteiros, no inverno, e a temperaturas muito elevadas, no verão”, frisam, adiantando que segundo foi possível apurar, “os animais ficam permanentemente presos, dia e noite, sendo a sua alimentação deficitária e não tendo qualquer período de recreio”, indica a nota.

O PAN denuncia igualmente que, para além desta situação, no ato da venda dos animais “não são emitidos recibos comprovativos, o que levanta a suspeita de não estarem a ser pagos os devidos impostos, existindo inclusive a dúvida de que os referidos comerciantes tenham actividade registada que lhes legitime a criação e venda de animais”.

“Numa legislatura em que os direitos dos animais têm tido cada vez mais expressão”, o PAN pede a intervenção das entidades competentes “em mais um caso que viola os direitos destes seres sensíveis”.

Esta denúncia surge depois de ter circulado nas redes sociais uma foto, alegadamente tirada na Serra da Estrela e que mostra um cachorrinho dentro uma casota sem condições e com um dístico onde se podia ler Aqui há cães.

LEIA TAMBÉM

Incêndios destruíram mais 500 hectares em Seia

Incêndio em Seia leva à retirada de 30 pessoas e EN17 cortada

Cerca três dezenas de pessoas foram hoje retiradas das suas habitações por precaução em aldeias do concelho de …

O regresso da chuva e queda da temperatura a partir de segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê o regresso da chuva a partir de segunda-feira …

  • Mancamulas

    Este senhor deputado devia era preocupar-se com aqueles que por aí andam é a ” FERRAR O CÃO ” e a lixar a vida de muita gente! Os cães da Serra da Estrela são uma raça própria do frio e até do calor! Deixe a caínça e preocupe-se com as pessoas! Veterinários há muitos em Oliveira do Hospital, Médicos é que não! Este é que é o no nosso problema!

    • Vermelhão

      Convenhamos que há alguns que recorrem aos médicos, mas que ficavam bem servidos com um veterinário.