Papa Francisco admite possibilidade abdicar no próximo ano

O Papa Francisco admitiu num ontem num documentário lançado em Itália que pode abdicar do cargo de chefe máximo da igreja católica já no próximo ano. O líder do Vaticano, eleito em 2013, reafirmou estar convencido que Deus o colocou no cargo para ficar pouco tempo, embora tenha deixado em aberto a possibilidade de continuar.

“É como uma sensação vaga e até pode não ser assim, mas tenho a sensação que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo”, refere o Sumo Pontífice em conversa com o seu confidente de longa data António Spadaro, durante o filme. Os rumores de que o Santo Padre não planeava que o seu pontificado ultrapassasse os cinco anos não são novos. Só este domingo, porém, é que a imprensa católica e os fiéis da igreja tiveram acesso exclusivo a conversas entre Francisco e António Spadaro que revelam uma possível abdicação.

“O meu pontificado será breve, entre quatro a cinco anos”, adianta Francisco no documentário produzido pelo canal privado Sky Atlantic. O papado do Sumo Pontífice fará quatro anos em Março de 2017 o que poderá significar que está para breve o fim do tempo de Francisco à frente dos destinos da Igreja Católica.

LEIA TAMBÉM

GNR de Coimbra aposta no combate à sinistralidade com tolerância zero na velocidade

GNR intensifica controlo de velocidade a partir de amanhã e até domingo

A GNR intensifica a partir de amanhã e até ao próximo domingo, em todo o …

Mais um morto e feridos graves e menos acidentes na Operação Páscoa

A GNR registou mais um morto na Operação Páscoa, que decorreu entre o dia 13 …