Papa Francisco admite possibilidade abdicar no próximo ano

O Papa Francisco admitiu num ontem num documentário lançado em Itália que pode abdicar do cargo de chefe máximo da igreja católica já no próximo ano. O líder do Vaticano, eleito em 2013, reafirmou estar convencido que Deus o colocou no cargo para ficar pouco tempo, embora tenha deixado em aberto a possibilidade de continuar.

“É como uma sensação vaga e até pode não ser assim, mas tenho a sensação que o Senhor me pôs aqui por pouco tempo”, refere o Sumo Pontífice em conversa com o seu confidente de longa data António Spadaro, durante o filme. Os rumores de que o Santo Padre não planeava que o seu pontificado ultrapassasse os cinco anos não são novos. Só este domingo, porém, é que a imprensa católica e os fiéis da igreja tiveram acesso exclusivo a conversas entre Francisco e António Spadaro que revelam uma possível abdicação.

“O meu pontificado será breve, entre quatro a cinco anos”, adianta Francisco no documentário produzido pelo canal privado Sky Atlantic. O papado do Sumo Pontífice fará quatro anos em Março de 2017 o que poderá significar que está para breve o fim do tempo de Francisco à frente dos destinos da Igreja Católica.

LEIA TAMBÉM

Cientistas da UC criam “Transporte” de quimioterapia activado no local de produção de células cancerígenas por controlo remoto

Uma equipa internacional de investigadores, liderada pelos portugueses Lino Ferreira e Ricardo Neves, do Centro …

GNR deteve um homem e apreendeu armas, munições e cannabis

A GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã e do Posto Territorial de …