O deputado socialista da Assembleia da República, João Portugal, eleito pelo círculo de Coimbra, esteve anteontem na Escola Secundária de Oliveira do Hospital, no âmbito, da actividade “Parlamentos Jovens”, instituída pela Assembleia da República.

“Parlamentos Jovens” trouxe deputado João Portugal à Secundária de Oliveira do Hospital

Num encontro/palestra com os cerca de 50 jovens envolvidos na iniciativa, Portugal teceu algumas considerações relativas à União Europeia e Energias Alternativas, temas acompanhados de perto pelos alunos do ensino secundário e básico, respectivamente.

Imagem vazia padrãoEntretanto, a meia centena de estudantes, distribuídos por cinco listas – duas do básico e três do secundário – candidatos à participação no Parlamento Jovem, iniciaram hoje a fase de campanha eleitoral que termina sexta-feira, 11 de Janeiro. As eleições realizam-se dia 15 de Janeiro, altura em que será conhecida a lista vencedora, bem como os deputados que as restantes quatro conseguiram assegurar.

A primeira sessão escolar do Parlamento Jovem está agendada para o próximo dia 18 de Janeiro, altura em que os deputados eleitos defenderão as suas medidas. As mais votadas é que seguirão para a sessão regional a realizar, entre Fevereiro e Março, num dos concelhos do distrito de Coimbra. A Escola será representada por três deputados e um suplente. Já a caminhar para o final do ano lectivo, o palco decisivo será o Parlamento. Os deputados eleitos irão representar, em Lisboa, as medidas defendidas a nível distrital.

Na Escola Secundária de Oliveira do Hospital, a actividade é orientada pelos professores que integram o Clube Europeu. Ao diário online do Correio da Beira Serra, Fátima Couceiro fez um balanço positivo da participação e empenho dos alunos na iniciativa “Parlamentos Jovens”. “Tem-se conseguido explicar o que se pretende com esta actividade de cidadania”, referiu a docente, notando que se trata uma iniciativa que começa a ter algum peso na escola, por já se realizar há mais de quatro anos consecutivos.

LEIA TAMBÉM

EPTOLIVA conquista terceiro lugar a nível de desempenho dos cursos profissionais

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, situa-se entre as …

EPTOLIVA distinguida nos prémios Ciência na Escola

A EPTOLIVA (Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil) foi a escola da …