Olugar do próximo Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) – a obediência maçónica mais antiga de Portugal –, foi este sábado, dia 7 de Junho, disputado por um maçon natural de Vila Franca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital.

 

Partiu de Oliveira do Hospital um dos candidatos à principal obediência maçónica do país

Imagem vazia padrãoTrata-se de Filipe Frade, um coronel reformado, que disputou as eleições do GOL com o actual grão-mestre, António Reis, e que – embora os resultados não sejam ainda oficiais – deverá ser reeleito no lugar.

Natural de Vila Franca, localidade onde habitualmente reside, Frade – um alto- grau da maçonaria – passou grande parte da sua vida na Bélgica e tem fortes ligações ao Grande Oriente Belga, onde foi iniciado.

A maçonaria está instalada em Portugal desde o século XVIII e em 1738 foi considerada pela igreja católica como uma “heresia perversa”. O General Gomes Freire de Andrade, cujo tio teve o título de 2º Conde da Bobadela, foi grão-mestre do GOL e, em 1817, foi enforcado sob a acusação de “conjura liberal”. No período do Estado Novo, a maçonaria portuguesa foi sempre alvo de várias perseguições e é após o 25 de Abril que aquela obediência é reabilitada.

Em Oliveira do Hospital, existem hoje vários maçons e a maior parte deles reúne numa loja do GOL, localizada em Coja, concelho de Arganil. Entre os seus principais impulsionadores, encontrava-se o histórico socialista, entretanto falecido, Fernando Valle.

Na cidade, há ainda algumas marcas que os maçons deixaram na arquitectura local e até o próprio Salão Nobre da Câmara Municipal exibe – por cima da mesa de reuniões – um tríptico com simbologia maçónica, que foi mandado pintar no tempo do Estado Novo.

LEIA TAMBÉM

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …

LMAN promove “peregrinação” ao Santuário de Nossa senhora das Preces em Vale de Maceira

A Liga de Melhoramentos Desporto e Cultura de Aldeia de Nogueira (LMAN) vai realizar no …