Passos Coelho inaugura hoje nova ponte no IP3 na Foz do Rio Dão

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, inaugura na hoje a nova Ponte da Foz do Rio Dão, entre Mortágua e Santa Comba Dão, uma obra que custou mais de 10 milhões de euros e fica integrada no Itinerário Principal (IP) 3, entre Mortágua e Santa Comba Dão. A Infra-estruturas de Portugal (IP), a nova ponte, sobre a albufeira da Barragem da Aguieira, “tem por objectivo substituir a existente, dado que a mesma apresentava patologias devidas a reacções expansivas do betão”. “O valor final da obra ronda os 10,3 milhões de euros”, acrescentou.

A construção desta nova ponte “implica a reformulação dos acessos rodoviários, incluindo a construção dos caminhos paralelos, serventias e restabelecimentos à nova localização da obra de arte, com a necessidade de execução de obras de contenção junto a ambos os encontros”, referiu ainda a Infra-estruturas de Portugal.

A nova ponte – cuja apresentação será feita por Francisco Miranda, director do Centro Operacional Centro Norte da IP, SA – tem uma extensão de 390 metros e conta com dois pilares e três vãos de comprimento variável, possuindo o vão central 170 metros e os vãos extremos 120 metros e 100 metros. Os pilares têm uma altura máxima da ordem dos 15 metros.

A plataforma é constituída por um único tabuleiro que assegura uma largura total de 15 metros e comporta duas bermas com 2,50 metros, uma faixa de rodagem com sete metros (3,50 metros em cada sentido) e dois passadiços laterais com 1,50 metros.

A ocasião servirá também para apresentar o corredor do IP3 – Via dos Duques, com intervenção do presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, António Ramalho, e do secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

 

LEIA TAMBÉM

“A Charanga” no Origens

O ORIGENS – Festival Cultural de Travanca de Lagos, em parceria com a OHsXXI – …

“Os Quatro e Meia” no ORIGENS

“Os Quatro e Meia” são o primeiro grupo escolhido neste festival de homenagem ao viver …