PCP pede a substituição do telhado que contém amianto no Centro de Saúde em Oliveira do Hospital

A Comissão Concelhia do PCP de Oliveira do Hospital aproveitou o dia de hoje, o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho” e “Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho”, para reclamar “a urgente substituição da maior parte do telhado do Centro de Saúde, em Oliveira do Hospital, por estar feita em lusalite, material que, como é sabido, contém elevado teor de Amianto na sua composição”. Num comunicado, os comunistas especificam que de toda a cobertura apenas a parte por cima do actual SAP (urgências) já é constituída por outro material que não a lusalite.

“É também sabido que por coincidência – ou provavelmente não ‘apenas’ por coincidência – algumas das trabalhadoras diárias deste Centro de Saúde sofreram e sofrem de doenças cancerígenas, circunstância que também se exige que seja bem esclarecida até por razões humanitárias e também de respeito pelos direitos dessas trabalhadoras”, sublinham, adiantando que o Grupo Parlamentar do PCP questionou o ministro da Saúde “sobre que conhecimento tinha o Ministério da Saúde deste grave problema e que medidas urgentes prevê o Governo tomar para substituir o telhado do Centro de Saúde”. “Ainda se aguarda pela correspondente resposta”, explicam.

Os comunistas oliveirenses lembram também que está “já publicamente anunciada a aprovação, pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e pelo Ministério da Educação, de um projecto que prevê um investimento total superior a um milhão de euros, para a substituição das Coberturas – em Lusalite – do Sede do Agrupamento Escolar, concelhio, na cidade de Oliveira do Hospital”, mas que “por razões mais ou menos burocráticas, que foram descuradas, em torno do registo da titularidade dos edifícios a intervencionar, não avançou já a obra que, agora, deverá ser iniciada durante as Férias ‘Grandes’, no Verão que se avizinham”. “O PCP reclama que Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e o Ministério da Educação não demorem mais tempo para iniciarem e executarem esta obra de substituição de Coberturas em Lusalite – com Amianto – nos edifícios da Sede do Agrupamento Escolar em Oliveira do Hospital”, concluem.

LEIA TAMBÉM

CDS/PP pede ao Governo conclusão do IC6 até Oliveira do Hospital e construção do IC7 e IC37

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ontem ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 …

Mistério do consumo de mais de 1300 litros de água por dia em casa desabitada em Andorinha continua e proprietários ainda não sabem se vão ter ou não de pagar

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital facturou menos 40 mil euros de água para não onerar vítimas dos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital facturou no último mês de Outubro menos 38.133 …