“Um presidente como Mário Alves não se pode perder”

…, acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Penalva de Alva, António Brito, inaugurou no Domingo, dia 3, as novas instalações da Junta de Freguesia e uma nova biblioteca /ludoteca servidas por um elevador panorâmico que facilita o acesso ao complexo arquitectónico. A antiga escola primária teve o espaço profundamente remodelado; uma pérgula e jardim ornamentam esteticamente o exterior, proporcionando um conjunto equilibrado que vale a pena conhecer; aproveitar a vista panorâmica é outra das razões que justificam uma “curta viagem” pelo elevador agora posto ao serviço da comunidade – uma solução inédita na região, que valoriza, sem dúvida, a Freguesia de Penalva de Alva.

Na ocasião, António Brito, não deixou de agradecer ao presidente Mário Alves e ao Executivo da Câmara a obra que iria ser inaugurada, bem como a reconstrução da “Roda do rio”. “– Um presidente como Mário Alves não se pode perder – disse António Brito, colocando-se ao dispor do presidente da Câmara: “…pode contar comigo sempre que for bom para si…”.

De improviso, Mário Alves recordou que ”…na anterior infra-estrutura muitos penalvenses aprenderam a ler e a escrever (…) e agora, no novo espaço, podem valorizar-se através da leitura e da informação que passa a estar ao dispor de todos através da Internet”.

 – “Peço às gentes de Penalva para não deixarem este espaço morto – esse é o grande desafio que se coloca a todos os penalvenses, que dêem vida a este espaço. É isso que espero das gentes de Penalva” – apelou o presidente da edilidade, e acrescentou: –“ Façam desta obra a vossa casa; espero que daqui a dois, três anos tenhamos a certeza de que valeu a pena o investimento”.

A biblioteca passa a preservar para cima de trinta mil livros que, durante anos, andaram em bolandas. O custo da obra ronda os trezentos mil euros.

Um pequeno reparo: o acesso pedonal junto ao elevador, do lado esquerdo de quem sobe, carece de uma guarda que proteja a circulação de pessoas, sem desfear o conjunto; é possível que o pequeno arranjo faça parte do projecto final, mas pelo sim pelo não, fica o alerta : “mais vale prevenir do que remediar”!

Carlos Alberto

 

NOTA DA DIRECÇÃO: Apesar de não ter sido convidado para a inauguração deste espaço público nem pela autarquia oliveirense nem pela Junta de Freguesia de Penalva de Alva, o Correio da Beira Serra teve, no entanto, um dos seus jornalistas na cerimónia de inauguração por entender que acima das “quezílias” e da tentativa de censura imposta a este órgão de comunicação social por parte da Câmara Municipal e de diversas juntas de freguesia do concelho, estão os leitores deste jornal.

Refira-se a este propósito que ainda recentemente o autarca penalvense, desligou o telefone a uma jornalista do CBS que o instava a pronunciar-se sobre um assunto local com o seguinte argumento: “… Eu não quero falar mais nada porque esse jornal é muito crítico. Bom dia!”.

As atitudes ficam sempre com quem as toma, mas, apesar deste e de outros condicionalismos, o Correio da Beira Serra tentará sempre fazer o seu trabalho e, também, se vê forçado a lamentar publicamente que os autarcas de Avô e de Vila Pouca da Beira tenham “evitado” a presença do Correio da Beira Serra em cerimónias recentes que decorreram nas freguesias a que presidem e para as quais foram convidados outros órgãos de comunicação social.

Contrariamente ao que aconteceu com Penalva de Alva, o CBS não esteve nesses actos públicos pelo facto de só ter tomado conhecimento deles posteriormente e através da imprensa local. Aos leitores do Correio da Beira Serra, as nossas sinceras desculpas por nos vermos forçados a dar explicações sobre situações que já deviam estar banidas do Portugal democrático.

Henrique Barreto

LEIA TAMBÉM

Incêndios adiam da tomada de posse do executivo da autarquia oliveirense

A catástrofe que se abateu sobre Oliveira do Hospital, com os incêndios, levou a uma …

Incêndio

Anda tudo a gozar connosco!!! Autor: Luís Lagos

Anda tudo a gozar connosco!!! Eu estou absolutamente farto!!! Fartinho!!! Haverá quem leia este post …