Percursos pedestres reforçam potencial turístico concelhio

Oliveira do Hospital consumou no último domingo a adesão à rede dos Caminhos do Xisto. Uma entrada que aconteceu com um conjunto de cinco percursos – “Pelas Várzeas do Alvôco”, “Rota Imperial”, Na Peugada do Ermidão”, “À Volta do Alva”, “Marcha dos Veteranos” – simbolicamente, inaugurados com a realização da caminhada “Rota Imperial”, um percurso circular que tem início e fim em Aldeia das Dez, com passagem por Avô.

E foi exatamente naquela que é, até ao momento, a única Aldeia do Xisto do concelho de Oliveira do Hospital – Aldeia das Dez é a porta Norte para a rede das Aldeias do Xisto – que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Junta de Freguesia e a Rede das Aldeias do Xisto(ADXTUR) deram o pontapé de saída para aquela que é a nova oferta turística do concelho a pensar no “progresso e crescimento económico do turismo no concelho em geral e de uma forma particular nos vales do Alva e Alvôco”, como referiu o presidente da autarquia.

Um caminho só possível por via da ligação do município à ADXTUR que, no espaço de dois anos, já permitiu dar “passos enormes” e possibilitou o “acesso a um conjunto de ofertas que se apresentam debaixo de uma marca forte e que colocam o concelho na rota dos grandes pólos turísticos”.

Em concreto, Alexandrino referiu a integração de Aldeia das Dez na rede das Aldeias do Xisto, a adesão das praias de Alvôco e Avô à rede de Praias de Xisto e, agora, a implementação de cinco caminhos pedestres de pequena rota, devidamente oficializados e homologados.

Uma realidade só conseguida – no que aos percursos pedestres diz respeito- por via de uma candidatura aprovada no âmbito do PROVER e que permitiu comparticipar em 60 por cento, um investimento total de perto de 50 mil Euros. “É um investimento importante em contexto de crise económica nacional e internacional”, referiu o presidente da Câmara, encaixando a medida naquela que tem sido a estratégia do município de apostar nos vários segmentos de turismo que, pese embora os custos, permitem atrair, no conjunto, “milhares de pessoas a Oliveira do Hospital, alavancar a economia e gerar mais riqueza para quem continua a resistir às adversidades do interior”.

Aos caminhos pedestres, segue-se a loja do Xisto que vai ser instalada na casa do “S” em Aldeia das Dez. O pontapé de saída já foi dado pelo próprio presidente da ADXTUR e autarca do Fundão, Paulo Fernandes que, no domingo, fez questão de entregar a placa identificativa do futuro espaço.

LEIA TAMBÉM

António Costa visita Góis no próximo sábado

A Câmara Municipal de Góis acaba de confirmar a presença do primeiro-ministro na cerimónia de …

É PRECISO QUE NÃO SE FUJA! URGE QUE SE PENSE. Autor: J.C.Pacheco Alves

Face ao novo tipo de mordaças, por vezes subtis, e que apenas servem para calar …