Personalidades, alunos e Fundação Vodafone distinguidos pelo município de Seia

A Câmara Municipal de Seia distinguiu, no âmbito das comemorações do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade que se celebraram no domingo, pessoas e instituições do concelho com Campânulas de Mérito Municipal, bem como os melhores alunos com prémios de mérito escolar. O galardão de Mérito e Dedicação foi também atribuído à Fundação Vodafone Portugal, pela implementação do projecto da Primeira Aldeia Inteligente de Montanha, no Sabugueiro. O projecto-piloto, criado pela Fundação Vodafone, com a colaboração da Câmara Municipal de Seia, distinguiu o concelho como exemplo de boas práticas.

Foram entregues os Prémios de Mérito Escolar a 10 alunos, galardão constituído por um diploma e um cheque no valor de 300 euros que é anualmente atribuído aos melhores alunos de cada ciclo de ensino das escolas do concelho. O mérito e valorização do esforço e do desempenho individual procura criar estímulos e referências, para que os jovens sintam que vale a pena estudar, naquela que também é uma homenagem às escolas e ao seu trabalho.

Do Agrupamento Dr. Guilherme Correia Carvalho foram distinguidos Gabriel Costa Batista, pelo 2º ciclo, e Maria Ferreira Monteiro, pelo 3º ciclo. Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados Guilherme André Saraiva, aluno do 2º ciclo, Flávia Sofia Rodrigues Almeida, aluna do 3º ciclo, e Henrique Jorge Santos Branquinho, pelo ensino secundário. Pela Escola Evaristo Nogueira foram premiados Telma Mendes Boto (2º ciclo) e Ana Rita Gomes Pereira (3º ciclo) e, referente ao ensino artístico especializado em música, pelo Conservatório de Música de Seia, recebeu Tânia Amaral Nércio. Renata Quadros Niza recebeu o prémio de melhor aluna da Escola Profissional da Serra da Estrela e Rafaela Patrícia da Silva Pereira foi distinguido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG.

Pelo relevante contributo dado ao concelho de Seia, na promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, bem como pela sua intervenção cívica, o Município de Seia atribuiu, a título póstumo, a Campânula de Mérito e Dedicação a António da Silva Brito (1946-2016). Docente de profissão, nomeadamente na Escola Secundária de Seia, o Professor Brito teve ligações ao movimento associativo de Vila Cova à Coelheira, freguesia onde residia, foi director do jornal Porta da Estrela, sendo, igualmente, de destacar as suas participações em programas de rádio.

A autarquia distinguiu, com a Campânula Municipal de Mérito Cultural, o artista plástico Luiz Morgadinho, actual presidente da Associação de Arte e Imagem de Seia, pelo desempenho de excelência, em reconhecimento do inestimável trabalho desenvolvido, na sua dedicação e acção na cultura e às artes.

Ao nível empresarial, a Câmara Municipal evidenciou, através do mérito municipal, a Habimadeiras, empresa fundada na freguesia de Alvoco da Serra, a 23 de Novembro de 1989, cuja actividade se centra na área da silvicultura e exploração florestal.

Na área desportiva, a Câmara entregou (a título póstumo) a Campânula Municipal de Mérito Desportivo a Ricardo Cruz, atendendo aos êxitos desportivos obtidos especialmente no BTT, até que um trágico acidente o levou no ano passado, com apenas 38 anos.

LEIA TAMBÉM

GNR de Coimbra aposta no combate à sinistralidade com tolerância zero na velocidade

GNR intensifica controlo de velocidade durante o fim-de-semana

A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, este fim-de-semana, em todo o território nacional, as acções …

Feira de São Mateus em Viseu: secular e auto-sustentável financeiramente

Feira de S. Mateus prepara-se para a 625 edição e os responsáveis garantem que “será sem dúvida o melhor palco desde que temos memória”

A VISEU MARCA anunciou ontem o cartaz principal de palco da edição 625 da Feira …