Personalidades, alunos e Fundação Vodafone distinguidos pelo município de Seia

A Câmara Municipal de Seia distinguiu, no âmbito das comemorações do 30º aniversário de elevação de Seia a cidade que se celebraram no domingo, pessoas e instituições do concelho com Campânulas de Mérito Municipal, bem como os melhores alunos com prémios de mérito escolar. O galardão de Mérito e Dedicação foi também atribuído à Fundação Vodafone Portugal, pela implementação do projecto da Primeira Aldeia Inteligente de Montanha, no Sabugueiro. O projecto-piloto, criado pela Fundação Vodafone, com a colaboração da Câmara Municipal de Seia, distinguiu o concelho como exemplo de boas práticas.

Foram entregues os Prémios de Mérito Escolar a 10 alunos, galardão constituído por um diploma e um cheque no valor de 300 euros que é anualmente atribuído aos melhores alunos de cada ciclo de ensino das escolas do concelho. O mérito e valorização do esforço e do desempenho individual procura criar estímulos e referências, para que os jovens sintam que vale a pena estudar, naquela que também é uma homenagem às escolas e ao seu trabalho.

Do Agrupamento Dr. Guilherme Correia Carvalho foram distinguidos Gabriel Costa Batista, pelo 2º ciclo, e Maria Ferreira Monteiro, pelo 3º ciclo. Do Agrupamento de Escolas de Seia foram premiados Guilherme André Saraiva, aluno do 2º ciclo, Flávia Sofia Rodrigues Almeida, aluna do 3º ciclo, e Henrique Jorge Santos Branquinho, pelo ensino secundário. Pela Escola Evaristo Nogueira foram premiados Telma Mendes Boto (2º ciclo) e Ana Rita Gomes Pereira (3º ciclo) e, referente ao ensino artístico especializado em música, pelo Conservatório de Música de Seia, recebeu Tânia Amaral Nércio. Renata Quadros Niza recebeu o prémio de melhor aluna da Escola Profissional da Serra da Estrela e Rafaela Patrícia da Silva Pereira foi distinguido pela Escola Superior de Turismo e Hotelaria – IPG.

Pelo relevante contributo dado ao concelho de Seia, na promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, bem como pela sua intervenção cívica, o Município de Seia atribuiu, a título póstumo, a Campânula de Mérito e Dedicação a António da Silva Brito (1946-2016). Docente de profissão, nomeadamente na Escola Secundária de Seia, o Professor Brito teve ligações ao movimento associativo de Vila Cova à Coelheira, freguesia onde residia, foi director do jornal Porta da Estrela, sendo, igualmente, de destacar as suas participações em programas de rádio.

A autarquia distinguiu, com a Campânula Municipal de Mérito Cultural, o artista plástico Luiz Morgadinho, actual presidente da Associação de Arte e Imagem de Seia, pelo desempenho de excelência, em reconhecimento do inestimável trabalho desenvolvido, na sua dedicação e acção na cultura e às artes.

Ao nível empresarial, a Câmara Municipal evidenciou, através do mérito municipal, a Habimadeiras, empresa fundada na freguesia de Alvoco da Serra, a 23 de Novembro de 1989, cuja actividade se centra na área da silvicultura e exploração florestal.

Na área desportiva, a Câmara entregou (a título póstumo) a Campânula Municipal de Mérito Desportivo a Ricardo Cruz, atendendo aos êxitos desportivos obtidos especialmente no BTT, até que um trágico acidente o levou no ano passado, com apenas 38 anos.

LEIA TAMBÉM

Dois detidos em flagrante em Tábua por cultivo de cannabis

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã deteve, ontem, dois homens com …

GNR realizou ontem 40 detenções em flagrante delito, sete das quais por roubo

Apenas um elemento do grupo suspeito de vários crimes na zona Centro ficou em prisão

Dos cinco jovens, com idade entre os 22 e os 28 anos detidos pela PJ …