Encontra-se em período de consulta pública, até ao dia 14 de Abril, o Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PDFCI) da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) do Alva e Alvôco. Em nota de imprensa enviada ao diário online do Correio da Beira Serra, a CAULE, entidade gestora, informa que o PDFCI é definido na lei como um dos elementos estruturantes da ZIF e contém uma vasta quantidade de informação cartográfica e documental referente à prevenção e combate aos incêndios florestais.

Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios da ZIF Alva e Alvôco em consulta pública até 14 de Abri

Alicerçado no Plano Nacional de Prevenção e Protecção da Floresta contra os Incêndios Florestais e no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o PDFCI descreve pormenorizadamente as características físicas do território, do coberto vegetal, dos aglomerados populacionais inseridos em espaço ZIF. Apresenta também a análise do risco de incêndio tendo em conta o histórico de ocorrências de incêndios florestais e os planos de acção e de intervenções que a Entidade Gestora propõe em termos de prevenção de incêndios e acções de sensibilização. São igualmente traçados os objectivos que se propõem alcançar, devidamente orçamentados e com as fontes de financiamento identificadas.

A CAULE garante que o processo de constituição e de funcionamento de uma ZIF “é público e transparente”. Informa, por isso, todos os proprietários florestais que integram a ZIF que podem conhecer o seu conteúdo do Plano de Defesa nas instalações do Núcleo de Oliveira do Hospital, na antiga Escola Primária da Ponte das Três Entradas ou na sede da CAULE em Covas, Tábua, até ao próximo dia 14 de Abril.

A ZIF Alva e Alvôco foi a primeira a ser criada em Portugal e abrange a totalidade ou parte das freguesias de Aldeia das Dez, Alvôco das Várzeas, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, Penalva de Alva, Santa Ovaia, São Gião, São Paio de Gramaços e São Sebastião da Feira.

LEIA TAMBÉM

Dez detidos em Seia por tráfico de droga

A GNR de Gouveia deteve, entre os dias 1 e 3 de Setembro, oito homens …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …