“Plantar Para Melhor Respirar 2011” rearboriza mais de cinco hectares de área ardida

Está em curso a segunda fase do projeto de reflorestação da área ardida de Penasqueira. Envolvendo o perímetro florestal da Senhora das Necessidades, na freguesia de Aldeia das Dez, aquele espaço que foi vítima dos incêndios de 2005 volta, este ano, a beneficiar de um processo de arborização que, para além de contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, serve ainda para despertar consciências e sensibilidades.

Organizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta e do Ano Internacional das Florestas, a ação de arborização resulta da parceria estabelecida entre o município de Oliveira do Hospital e as demais entidades que integram a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, destacando-se ainda a participação de alunos de diversos agrupamentos escolares do concelho.

Marcada para 28 de março, a ação de reflorestação dá continuidade à iniciativa desenvolvida em 2010 – beneficiou três hectares – prevendo-se a rearborização de uma área de 5,61 hectares e a beneficiação de 4,63 hectares no Perímetro Florestal da Senhora das Necessidades, inserido numa área mais ampla com cerca de 22,97 hectares.

Com este projecto de reflorestação, integrado no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o município de Oliveira do Hospital prevê “a sensibilização e educação da população em geral e da comunidade escolar em particular”.

“Entendemos serem as crianças e os jovens que possuem o dom natural de serem curiosos, perseguir a informação e passá-la aos que estão em seu redor”, adianta a vereadora da Educação, Graça Silva, na expetativa de que a iniciativa desperte a comunidade para o princípio de “respeito e cuidado” para com “o que é de outros e de todos nós”.

LEIA TAMBÉM

CDU reclama transporte público até Ervedal da Beira e acusa Câmara de se esquecer de obras importantes

Os elementos da CDU representados na União das Freguesias de Ervedal da Beira e Vila Franca …

Tábua inaugurou posto de carregamento de veículos eléctricos

A Câmara Municipal de Tábua inaugurou hoje o Posto de Carregamento de Veículos Eléctricos. O …