Pobreza afecta dois milhões

… se assinala o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza.

Desemprego, doenças, velhice, fraco nível educativo e falta de qualificações são referenciados como as principais causas para o fenómeno que também começa a atingir pessoas que tradicionalmente estavam fora das bolsas de pobreza. Factores económicos estão a criar os “novos pobres”, referenciados como pessoas com um ordenado fixo, mas cujo rendimento não chega para satisfazer as necessidades do agregado familiar.

Por cá, o concelho de Oliveira do Hospital não escapa à dura realidade. Frequentemente, o correiodabeiraserra.com tem-se esbarrado com situações de pobreza extrema, em que nalguns casos as famílias correm até sérios riscos de lhes serem retirados os filhos menores por falta de condições habitacionais. O cenário repete-se por todo o concelho, mas tende a piorar em locais mais penalizados pelo isolamento.

No dia em que se assinala o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza importa lembrar – como o CBS noticiou no mês passado – que no espaço de um ano, o número de pessoas que no concelho de Oliveira do Hospital depende do Rendimento Social de Inserção para sobreviver aumentou 10 por cento. Dados estatísticos fornecidos a este diário digital pelo Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra revelaram que em Julho deste ano, existiam 778 pessoas carenciadas a quem o Estado atribui este apoio, num total de 274 agregados familiares. Os mesmos dados, referenciavam ainda as freguesias de Oliveira do Hospital e Seixo da Beira como as mais problemáticas, com 43 e 47 agregados familiares dependentes do RSI.

Sublinhe-se que no concelho de Oliveira do Hospital, o único espaço capaz de dar respostas a casos desta natureza – Centro de Emergência Social de Travanca de Lagos – continua de portas fechadas, sem que haja uma previsão para a sua entrada em funcionamento.

LEIA TAMBÉM

Maria Barroso faleceu esta madrugada

Maria Barroso morreu esta madrugada. Aos 90 anos, a mulher do ex-presidente da República Mário …

Mais de metade do país está em seca extrema

Maio de 2015 foi o terceiro mais seco dos últimos 11 anos e no final …