Politécnico da Guarda coopera com a Malásia em projecto de investigação de mega dados

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Universiti Teknologi Malaysia (UTM) assinaram um Memorandum de Acordo e de Entendimento para colaborar no desenvolvimento de uma Graphic Processing Unit (GPU), uma unidade de cálculo acelerado para análise de mega dados. A cerimónia de assinatura teve lugar na cidade de Johor Bahru, no sul da Malásia, onde se situa um pólo da UTM.

A colaboração assegura uma plataforma para que ambas as partes trabalhem, em conjunto, na investigação científica de megadados, traduzindo a sua investigação em ferramentas e metodologias que activem indústrias e academias na Malásia. “Trata-se de um acordo que veio formalizar uma colaboração técnica e científica especializada que já decorre há algum tempo e que nasceu dos trabalhos de doutoramento do Doutor Noel Lopes, professor de Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG”, esclareceu o Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Constantino Rei, para quem “é uma grande satisfação ver que em terras tão distantes, o trabalho” dos nossos “docentes é reconhecido e valorizado, o que prestigia o Politécnico da Guarda”.

O evento, que serviu para a comemoração do segundo International Workshop on Big Data Analytics (IWBDA 2016), organizado pelo UTM Big Data Centre, contou com a presença de de investigadores oriundos da Malásia, Tailândia, Indonésia, Canada, Índia, Egipto, Alemanha e Marrocos.

 

LEIA TAMBÉM

Alunos da ESTGOH consideram “Oliveira do Hospital uma cidade acolhedora”

ESTGOH atrai 110 alunos na primeira fase de acesso ao ensino superior, curso de Gestão das Bioindústrias sem grande adesão

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) preencheu 110 das …

Detidos incendiários em Viseu, Vouzela e Tondela

A Polícia Judiciária deteve um homem, de 41 anos, casado, servente de pedreiro, pela presumível …