Politécnico da Guarda promove reflexão sobre potencialidades da Serra da Estrela

O Instituto Politécnico da Guarda promove, na próxima quarta-feira, pelas 14h00, em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, uma reflexão denominada “Um Olhar sobre a Serra da Estrela”, que irá centrar-se sobre as potencialidades deste contexto espacial, enquanto estratégia de dinamização e desenvolvimento de territórios de baixa densidade. O objectivo da iniciativa é ponderar os principais desafios que se colocam a este território e a sua classificação como Geoparques, tendo como foco a Serra da Estrela.

O vice-presidente do IPG, Para Gonçalo Fernandes, considera este evento de grande importância para a região, “na medida em que poderá aportar contribuições para a valorização territorial, definição de orientações de qualificação e promoção, em particular da Serra da Estrela, nas dimensões turística, ambiental e económica, e articulação de interesses que possam ter viabilização em projectos estratégicos”.

O programa integra uma mesa Redonda sobre a temática dos Geoparks no desenvolvimento e promoção turística e territorial, a qual conta com os representantes dos Geoparques Portugueses, do Fórum Português de Geoparques e do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências (IGCP-UNESCO).

O Instituto Politécnico da Guarda irá também aproveitar o evento para promover o debate sobre a instituição do “Estrela Geopark”, com os principais actores do território, suportada nos resultados e boas práticas que esta classificação vem aportando aos geoparques portugueses e a sua consideração no âmbito das políticas da UNESCO.

O evento será aproveitado para a assinatura de Protocolos de colaboração com o projecto Carta Turística Serra da Estrela e a apresentação da proposta do documentário “Olhares sobre a Serra da Estrela” pelo realizador Jorge Pelicano.

O evento contará ainda com a entrega dos Prémios referentes ao I Concurso de Fotografias “ Um olhar sobre a Serra da Estrela” e com a inauguração da Exposição Fotográfica sobre o mesmo tema, com a presença do Director da National Geographic Portugal, que estará patente no Edifício dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda até final do mês de Março.

LEIA TAMBÉM

José Carlos Alexandrino lança suspeitas sobre queijeiras de Seia nas descargas ilegais no rio Cobral

Como regresso da chuva, os habitantes que vivem próximo do rio Cobral temem que voltem …

Elon Musk defende rendimento universal para compensar “roubo de empregos pela” automação

Com muitos relatórios a apontar para uma redução significativa do número de empregos disponíveis no futuro, podendo …