Politécnico da Guarda promove reflexão sobre potencialidades da Serra da Estrela

O Instituto Politécnico da Guarda promove, na próxima quarta-feira, pelas 14h00, em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, uma reflexão denominada “Um Olhar sobre a Serra da Estrela”, que irá centrar-se sobre as potencialidades deste contexto espacial, enquanto estratégia de dinamização e desenvolvimento de territórios de baixa densidade. O objectivo da iniciativa é ponderar os principais desafios que se colocam a este território e a sua classificação como Geoparques, tendo como foco a Serra da Estrela.

O vice-presidente do IPG, Para Gonçalo Fernandes, considera este evento de grande importância para a região, “na medida em que poderá aportar contribuições para a valorização territorial, definição de orientações de qualificação e promoção, em particular da Serra da Estrela, nas dimensões turística, ambiental e económica, e articulação de interesses que possam ter viabilização em projectos estratégicos”.

O programa integra uma mesa Redonda sobre a temática dos Geoparks no desenvolvimento e promoção turística e territorial, a qual conta com os representantes dos Geoparques Portugueses, do Fórum Português de Geoparques e do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências (IGCP-UNESCO).

O Instituto Politécnico da Guarda irá também aproveitar o evento para promover o debate sobre a instituição do “Estrela Geopark”, com os principais actores do território, suportada nos resultados e boas práticas que esta classificação vem aportando aos geoparques portugueses e a sua consideração no âmbito das políticas da UNESCO.

O evento será aproveitado para a assinatura de Protocolos de colaboração com o projecto Carta Turística Serra da Estrela e a apresentação da proposta do documentário “Olhares sobre a Serra da Estrela” pelo realizador Jorge Pelicano.

O evento contará ainda com a entrega dos Prémios referentes ao I Concurso de Fotografias “ Um olhar sobre a Serra da Estrela” e com a inauguração da Exposição Fotográfica sobre o mesmo tema, com a presença do Director da National Geographic Portugal, que estará patente no Edifício dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda até final do mês de Março.

LEIA TAMBÉM

CAULÉ – CAULÉ. Afinal o que é ? Autor: João Cruz

É uma espécie de euromilhões que devia sair por todos os associados mas que não …

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem nova forma de combater o estigma na obesidade e excesso de peso

Investigadores do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade …