Porco e enchidos voltam a ser atracção em Meruge

Iniciou-se a contagem decrescente para a realização da Feira do Porco e do Enchido em Meruge. Agendada para o próximo dia 8, a iniciativa apresenta-se com um cartaz recheado de atractivos e movido pelo objectivo de mostrar as potencialidades do mundo rural e a qualidade dos seus produtos.

Preparado para surpreender os milhares de forasteiros que são aguardados na Lage Grande da localidade, o certame reúne os melhores sabores gastronómicos como o “arroz de suã” e os “torresmos à moda de Meruge”, e convida à degustação de outras iguarias como as chouriças e outros produtos de fumeiro.

Para além de toda a vertente gastronómica, a Feira de Meruge – situada pela organização entre “as mais ricas e mais originais mostras do Mundo Rural” – é toda ela envolta num ambiente que remete para o tempo medieval, recriado pelo grupo Viv’Arte e outros grupos participantes.

A animação musical e a diversão associada aos vários jogos – “em busca do leitão perdido”, ou a “corrida de carroças”, por exemplo – são também uma constante no certame, onde é esperada a participação de cerca de uma centena de artesãos.

A Feira da Agricultura Familiar é outro espaço com lugar particular no evento, permitindo aos agricultores e produtores locais o negócio directo com os consumidores. Constituem igualmente motivo de atracção, a “Mostra do Porco Bísaro”, o “fabrico de chouriças ao vivo” e o Concurso de Doces e Sobremesas Tradicionais.

Apesar de o grosso das atracções estar reservado para 8 de Novembro, também para o dia anterior, a organização reserva a realização do Magusto Tradicional ao ar livre e o espectáculo de fogo “A Donzela” pelo grupo Viv’Arte.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia e Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …

Cemitério de Nogueira do Cravo vai ser ampliado

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta-feira o alargamento do cemitério de …