Porco e enchidos voltam a ser atracção em Meruge

Iniciou-se a contagem decrescente para a realização da Feira do Porco e do Enchido em Meruge. Agendada para o próximo dia 8, a iniciativa apresenta-se com um cartaz recheado de atractivos e movido pelo objectivo de mostrar as potencialidades do mundo rural e a qualidade dos seus produtos.

Preparado para surpreender os milhares de forasteiros que são aguardados na Lage Grande da localidade, o certame reúne os melhores sabores gastronómicos como o “arroz de suã” e os “torresmos à moda de Meruge”, e convida à degustação de outras iguarias como as chouriças e outros produtos de fumeiro.

Para além de toda a vertente gastronómica, a Feira de Meruge – situada pela organização entre “as mais ricas e mais originais mostras do Mundo Rural” – é toda ela envolta num ambiente que remete para o tempo medieval, recriado pelo grupo Viv’Arte e outros grupos participantes.

A animação musical e a diversão associada aos vários jogos – “em busca do leitão perdido”, ou a “corrida de carroças”, por exemplo – são também uma constante no certame, onde é esperada a participação de cerca de uma centena de artesãos.

A Feira da Agricultura Familiar é outro espaço com lugar particular no evento, permitindo aos agricultores e produtores locais o negócio directo com os consumidores. Constituem igualmente motivo de atracção, a “Mostra do Porco Bísaro”, o “fabrico de chouriças ao vivo” e o Concurso de Doces e Sobremesas Tradicionais.

Apesar de o grosso das atracções estar reservado para 8 de Novembro, também para o dia anterior, a organização reserva a realização do Magusto Tradicional ao ar livre e o espectáculo de fogo “A Donzela” pelo grupo Viv’Arte.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia e Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …

“O presidente diz que Oliveira está na moda. Adarnela só se for na moda da idade da pedra. Não tem água, nem saneamento”

Quem chega a Adarnela, no concelho de Oliveira do Hospital encontra uma localidade dividida entre …